CLT: quitação de débitos com INSS em rescisões trabalhistas na pauta da CAS - Notícias Concursos

CLT: quitação de débitos com INSS em rescisões trabalhistas na pauta da CAS

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) votará o Projeto de Lei (PL) 2.896/2019, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Confira!

Em reunião na próxima terça-feira (29), às 11h, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) votará o Projeto de Lei (PL) 2.896/2019, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

CLT: quitação de débitos com INSS em rescisões trabalhistas na pauta da CAS

A alteração objetiva impedir as empresas de negociarem verbas rescisórias com o trabalhador demitido sem incluir a quitação de eventuais débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Imposto de Renda em ação movida na Justiça do Trabalho, de acordo com a Agência Senado.

Cumprimento da legislação vigente

“O presente projeto visa, ao mesmo tempo, desencorajar o descumprimento da legislação trabalhista, na medida em que, se não houver o pagamento tempestivo e correto das verbas durante do contrato de trabalho, não será mais possível a sua quitação sem o recolhimento das parcelas (previdenciárias e do IR)”, destacou o autor da proposta, o senador Paulo Paim (PT-RS).

Interesses e direitos

A aprovação do PL 2.896/2019 também é defendida pelo relator, senador Paulo Rocha (PT-PA). Ao determinar às empresas o pagamento desses tributos junto à justiça trabalhista, a proposta não resguarda apenas os interesses dos cofres públicos, mas do próprio trabalhador, segundo assinalou Paulo Rocha, informa a Agência Senado.

A decisão da CAS é terminativa: se aprovado na comissão e não houver recurso para votação em Plenário, o projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Sobre o Projeto de Lei n° 2896

Projeto de Lei n° 2896, de 2019, dispõe sobre a necessidade de ser observada a proporcionalidade das parcelas constantes na petição inicial quando da discriminação das verbas no acordo homologado judicialmente, facultando-se à União a interposição de recurso quanto à discriminação, e prevê a quitação integral do contrato de trabalho em caso de acordo, salvo disposição das partes em sentido contrário.

Alteração da CLT e o Projeto de Lei 

O Projeto de Lei n° 2896 altera o art. 832 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para dispor sobre a discriminação e a quitação das verbas constantes em acordo homologado judicialmente.

Sobre a Consolidação das Leis do Trabalho

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece as normas para as relações individuais e coletivas de trabalho no Brasil. A aprovação da CLT foi aprovada pelo decreto-lei N.º 5.452 de 1943, muitas reformas ocorreram desde então. 

Confira informações sobre a reforma trabalhista de 2017, bem como outros pontos importantes dentro da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?