Clima e Tempo: RESUMÃO COMPLETO para ENEM e vestibulares

Tudo aquilo que pode ser cobrado na sua prova!

Clima e Tempo: tudo aquilo que você precisa saber para as suas provas

Clima e Tempo são dois assuntos muito conectados, porém que possuem algumas diferenças entre si. De qualquer forma, a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e os vestibulares abordam com frequência esses temas dentro de questões de geografia.

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre Clima e Tempo para que você garanta um bom desempenho nas suas provas.

Clima e Tempo: qual a diferença?

Apesar de parecidos, existem algumas diferenças que separam os dois termos. Tenha em mente que o tempo é a condição climática de momento, ou seja, um dia ensolarado, uma semana chuvosa, etc.

O clima, por sua vez, é o resultado da análise do tempo durante 25 anos, resultando em climas tropicais, temperados, áridos, polares, dentre outros.

Elementos do clima: quais são eles?

Você também pode gostar:

O clima possui alguns elementos que o afetam de diferentes formas. Vamos conhecer casa um deles a seguir.

Elementos do clima: temperatura

A temperatura é a quantidade de calor presente na atmosfera em um dado momento e está relacionada com a incidência de raios solares, fonte de energia que fornece calor à Terra.

Elementos do clima: pressão atmosférica

A pressão atmosférica se caracteriza como a força que o ar exerce na superfície terrestre. Ela possui duas variantes: altitude e temperatura.

  • Alta pressão = Menores altitudes e temperaturas.
  • Baixa pressão = Maiores altitudes e temperaturas.

Elementos do clima: umidade

A umidade é a quantidade de vapor d’água existente na atmosfera, seja ela no estado sólido líquido ou gasoso. 

Elementos do clima: ventos

Um vento é um ar em deslocamento, sua velocidade é determinada pela diferença de pressão envolvida. Ele pode ser fraco, moderado e forte.

Elementos do clima: monções

Existem dois tipos de monções:

  • Monção de Inverno:

Armazenamento de Calor na superfície do Índico, gerando um centro de baixa pressão que recebe as geladas massas vindas da Sibéria, provocando uma diminuição notável na temperatura.

  • Monção de Verão:

Marcada pelo aquecimento da superfície continental. Zonas de baixa pressão são formadas e essas passam a receber as massas de ar úmidas vindas do oceano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.