Clima atípico: ALERTA de Chuva para os próximos 10 dias

clima atípico

O quadro de clima atípico registrado no Brasil deve continuar nos próximos dias. Após o maior onda de calor registrada no país no mês de agosto desde 1961, agora a chuva deve tomar conta de todo o território nacional. Assim, setembro deve começar de maneira incomum.

De acordo com as previsões feitas pela Metsul Meteorologia, o quadro de chuva nos próximos 10 dias será o mais generalizado desde o fim do último verão e começo do outono desse ano. Para saber mais detalhes sobre o tempo, preste atenção nas informações a seguir.

Clima atípico e grande volume de chuvas em setembro

Os níveis de precipitação que serão registrados para os próximos dias continuam fugindo do padrão de clima dessa época do ano. Isso porque todo o território nacional deve contar com um volume de chuvas generalizado, quadro típico de estações mais quentes.

Normalmente, o Brasil costuma registrar períodos mais secos nessa época do ano, que compreende o fim do inverno. Apenas as regiões sul e norte tem registros de um volume de água maior nessa ocasião. Mas agora, essa situação tomará conta de todo território nacional.

Nesse sentido, chama a atenção para volumes de chuva concentrados no nordeste e no centro-oeste. Além disso, o sudeste também deve registrar uma precipitação acima do comum para essa época do ano. Assim, esse quadro climático atípico estará sobretudo nos estados da:

  • Distrito Federal;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Bahia;
  • São Paulo;
  • Minas Gerais.

Alerta de volume excessivo de chuvas na região sul

Como historicamente há chuvas típicas na região nessa época do ano, a previsão dos próximos dias não causa estranheza. No entanto, há um alerta para a quantidade de precipitação que haverá nos três estados da região.

Em alguns locais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o volume de chuvas pode ficar entre 200 e 300 milímetros. E isto apenas nos primeiros dias do mês de setembro. Nesse sentido, o alerta fica por conta de dois aspectos principais.

O primeiro está relacionado ao plantio e desenvolvimento de certas culturas. Isso porque as chuvas excessivas poderão prejudicar plantações específicas de frutas e verduras. O quadro deve ser observado, sobretudo, nas que precisam de equilíbrio entre tempo seco e chuvoso.

Já o segundo ponto está relacionado ao alerta de estragos que a chuva pode trazer. Nesse sentido, é preciso dar atenção para regiões que, historicamente, sofrem com alagamentos e quedas de barreira, entre outros problemas.

Clima atípico é causado pelo El Niño

A presença desse fenômeno climático tem mexido com as estruturas de tempo em todo o país. Isso se reflete, por exemplo, no clima mais quente do que o normal registrado no Brasil nas últimas semanas. Além disso, o grande volume de chuvas também está ligado a ele.

Dessa forma, durante os próximos 10 dias, contando com o início de setembro, o Brasil vai continuar com clima atípico. Mas agora, a instabilidade deverá predominar em todo o país, com mais força nos estados da região sul. Por isso, é importante dar atenção a esse alerta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.