Quem são seus clientes e seus fornecedores?
Entender seus clientes e fornecedores faz parte do seu planejamento estratégico.
Para entender o caminho a seguir dentro do empreendedorismo, cabe ao empreendedor entender sobre as estratégias, bem como questionar suas ações de forma objetiva.
O empreendedor precisa entender como funciona o segmento em que atua, bem como deve fazer outras considerações importantes.
Consumidores – Quem são e onde estão?
Antes de entrar no empreendedorismo, cabe entender quem são os seus clientes, bem como onde eles estão. Já falamos sobre a análise do público-alvo, e sobre como esse ponto é importante.
Quem consome seu produto ou serviço?
Sendo assim, quem vai consumir seus produtos ou serviços são os seus clientes. Por isso, é fundamental que possa conhecê-los.
Certamente para direcionar um segmento é fundamental que possa saber quem é o cliente, qual é o seu comportamento de consumo. Essa análise dará cada vez mais confiança para o empreendedor elaborar suas ações.
Fornecedores
Tão importante quanto saber quem são os seus clientes é saber quem são seus fornecedores e onde eles estão. Assim sendo, evitará surpresas desagradáveis dentro do empreendedorismo.
Ao conhecer seus fornecedores, poderá analisar a possibilidade de negociar com a concorrência, bem como analisa a matéria-prima utilizada, prazo de entrega e outros fatores importantes.
Evitar falhas no fornecimento evita perdas de negociações
O que ocorre quando o empreendedor não analisa seus fornecedores, é o fato de que seu fornecimento fica prejudicado por qualquer falha daquele único fornecedor, independentemente de ser um fator incontrolável, como chuvas e alagamentos, por exemplo.
Quem analisa seus fornecedores tem sempre um plano B, e atua com prazos mais longos evitando esses problemas que faz com que perca vendas.