História: Conheça as características da civilização cretense
A civilização cretense foi uma das mais desenvolvidas da história da antiguidade, sobretudo no campo cultural. Ela também pode ser conhecida como civilização minoica.
A saber, ela desenvolveu-se entre 3.000 a.C. e 1.400 a.C. na Ilha de Creta e tornou-se uma referência histórica.
O assunto poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Características da civilização cretense
Podemos destacar dentre as principais características da civilização cretense os seguintes tópicos, veja:
- Sua economia era baseada principalmente no comércio marítimo, devido à agricultura, sobretudo o cultivo de uvas, azeitonas e trigo.
- Período da antiguidade mais pacifico com poucas guerras e menos conflitos sociais
- A civilização cretense ficou marcada pela construção de grandes palácios reais, como o Palácio de Cnossos, Palácio de Festos e Palácio de Máfia.
- Era um povo politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses e deusas. Podemos destacar como principais divindades, figuras femininas ligadas à fertilidade.
- Religião matriarcal, a religião minoica baseava-se no culto da Grande Mãe, pois ela representa a fertilidade e a terra.
- Politicamente os poderes ficavam nas mãos do rei. Ademais, ele também era uma figura de poder jurídico e religioso
- No campo das artes plásticas, os cretenses possuíam grandes habilidades, podemos visualizar na beleza da arte cerâmica minoica. Além disso, as obras dos palácios reais, buscavam retratar cenas do dia-a-dia, assim como a confecção de joias com ouro e pedras preciosas.
Curiosidades
Vale destacar também algumas curiosidades históricas da civilização cretense, veja:
- O arqueólogo inglês Arthur Evans criou o termo “minoico” usando como referência o rei mitológico da Ilha de Creta, Minos.
- A Grécia Antiga teve papel fundamental no desenvolvimento da civilização cretense. Inclusive para muitos historiadores ela faz parte da civilização grega antiga
- Os cretenses tinham o touro como um animal sagrado. Aliás, era normal a realização de danças e atividades corporais com a presença de touros.
- Após erupções do vulcão de Santorini, devido um terremoto, muitos palácios cretenses acabaram destruídos no século XVII a.C.
E então, gostou de conhecer melhor sobre os tópicos principais de gestão ambiental?
Não deixe de ler também – História antiga: 5 tópicos importantes sobre os Fenícios.