Citação direta e indireta: como citar segundo a ABNT - Notícias Concursos

Citação direta e indireta: como citar segundo a ABNT

A citação é um dos mecanismos de escrita dos quais dispomos para expressar a ideia de um autor ou para indicar um conceito ou opinião de um determinado texto. Textos acadêmicos ou jornalísticos, por exemplo, muitas vezes exigem a citação de uma informação ou afirmação feita em textos publicados anteriormente com o objetivo de confirmar um argumento, de discutir ou explicar uma tese.

Nesse sentido, a citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte. A citação pode ser direta ou indireta. A citação direta consiste na cópia literal de um trecho de outro texto, com a devida referência. Nesse sentido, basta transcrever parte de uma obra, tal qual foi escrito pelo seu autor.

Já a citação indireta é feita por meio de uma paráfrase, ou seja, consiste na menção de um texto por meio da reescrita de um trecho É quando usamos uma ideia expressa por um autor em um determinado texto, mas a explicamos com as nossas próprias palavras.

Ambos os tipos de citação devem ser devidamente referenciados. De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a citação direta e a indireta devem aparecer no texto de uma maneira diferenciada. Confira as regras!

Citação direta

A citação direta deve ser feita sempre de modo a destacar que aquelas palavras são de outro autor ou retiradas literalmente de outro texto. Desse modo, o texto transcrito deve vir acompanhado do sobrenome do autor, ano da publicação da obra e número da página (tudo separado por vírgulas).

Além disso, a ABNT determina que as citações que tenham até três linhas devem ser feitas entre aspas (” “). O nome do autor deve vir em letras maiúsculas, caso mencionado dentro dos parêntesis. Veja exemplos:

  • Segundo Bell Hooks (2020, p.37): Em análise retrospectiva da experiência da mulher negra escravizada, sexismo revela-se tão forte quanto o racismo como força opressiva na vida das mulheres negras.
  • Em análise retrospectiva da experiência da mulher negra escravizada, sexismo revela-se tão forte quanto o racismo como força opressiva na vida das mulheres negras” (HOOKS, 2020, p.37).

No entanto, quando a citação ultrapassar 4 linhas completas, as aspas são dispensadas, mas a citação deve ser inserida como um bloco justificado, de maneira destacada do texto, com recuo de 4cm à direta, sem adentramento de parágrafo, em espaçamento simples e em um número menor do que o tamanho da fonte do seu texto (o mais recomendado é tamanho 10). Confira: 

citação direta

 

 

 

De acordo com as regras da ABNT, quando se retira uma parte de uma citação direta, é preciso indicar a supressão por meio de reticências dentro de colchetes […], como sinalizado nas linhas 3 e 4 do exemplo acima.

Citação indireta

A citação indireta, por sua vez, é feita sempre no meio do texto. Sendo assim, não aparece de maneira destacada e não exige aspas, já que não usa as palavras de outro autor. No entanto, exige a apresentação do autor, indicando que aquela ideia, pensamento ou direcionamento é de outro trabalho.

Por isso, ao fazer uma citação indireta, é preciso inserir uma chamada para o autor e para o ano de publicação da obra. Veja exemplos: “De acordo com Bel Hooks (2020)…”, “Conforme explica Le Coadic (2004)…”, “Mosé (2013) ressalta que…”. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Inep informa datas do Censo Escolar da Educação Básica 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?