O ciclone extratropical que passou por Santa Catarina causou danos em diversas cidades do estado entre da noite de quarta-feira (12) e desta quinta-feira (13). Ventos fortes atingiram 146,9 km/h em Bom Jardim da Serra, na região serrana.
Casas foram danificadas, árvores derrubadas e moradores sofreram prejuízos. Duas pessoas ficaram feridas após serem pisoteadas.
Em comunicado, a Celesc informou que mais de 300 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica por volta das 12h por conta dos estragos do ciclone. Até as 14h30, esse número havia diminuído para pouco mais de 200 mil.
Previsão do tempo com a passagem do ciclone
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas devem dar trégua hoje, mas o vento forte ainda persiste devido à presença do fenômeno. Ademais, também é esperada uma queda acentuada na temperatura.
Entre terça-feira (11) e quarta-feira (12) à tarde, as chuvas que antecederam o ciclone, bem como seu início, já haviam causado danos em cidades do Norte, Oeste, Serra e Vale do Itajaí. No entanto, abaixo, destacando as últimas ocorrências relacionadas ao tempo.
Oeste de SC
Na cidade de Chapecó, infelizmente uma árvore tombou em cima de um carro, mas o motorista não teve ferimentos. Assim, outras árvores acabaram atingindo cabos de energia, ruas e residências durante a noite de ontem e a madrugada de hoje. A Defesa Civil forneceu lonas para os moradores cujas casas ficaram destelhadas.
Uma família recebeu orientação para deixar sua casa devido à possibilidade de danos, conforme informou a Defesa Civil. Na SC-453, em Ibicaré, aproximadamente às 18h30 de quarta-feira, diversos galhos de árvore caíram dentro de um trecho da rodovia, interditando-a nos dois sentidos. Após horas de intenso trabalho, os bombeiros acabaram liberar a via.
Em Xanxerê, postes foram atingidos por um vendaval. Também houve queda de árvore e destelhamento em rodovias de todo o estado. Em Faxinal dos Guedes, uma placa metálica caiu em uma rua, atingindo a fiação elétrica.
O jogo da Chapecoense na Série B do Campeonato Brasileiro também foi adiado devido às dificuldades da equipe em decolar do aeroporto de Chapecó devido às condições climáticas. O time enfrentaria o Botafogo-SP na noite de sexta-feira (14) no interior de São Paulo.
Outra equipe catarinense teve sua partida adiada na Série B. O Avaí também jogaria na noite de sexta-feira contra o CRB em Maceió. A situação do aeroporto de Florianópolis, que ficou sem atividades por 24 horas devido a um incidente de derrapagem, afetou a logística do clube.
Norte de Santa Catarina
Em Porto União, uma árvore de médio porte caiu e bloqueou uma via pública após o vendaval registrado na cidade. Um muro pré-moldado foi atingido por galhos. O local foi liberado após a intervenção do Corpo de Bombeiros. Em Major Vieira, uma árvore e dois postes caíram devido à força do vento. A rede de energia também foi afetada.
Uma ocorrência relacionada ao vendaval foi atendida em Irineópolis, onde uma árvore caiu em uma via pública, atingindo a rede de energia elétrica em contato com o solo. Também houve quedas de árvores em Campo Alegre, Papanduva e Canoinhas.
Litoral Norte
A força do vento derrubou uma parede de PVC em uma empresa em Navegantes. Segundo o Corpo de Bombeiros, os funcionários presentes no local entraram em pânico, correram e duas pessoas foram pisoteadas.
Uma das mulheres, de 31 anos, sentia dores nas costas. A outra vítima, uma mulher de 57 anos, foi atendida com suspeita de fratura na perna. Ambas foram levadas ao Hospital de Navegantes.
Serra catarinense
Em Bom Jardim da Serra, de acordo com a Defesa Civil, seis residências tiveram destelhamentos e ocorreram quedas de árvores em quatro locais. Vias, como a Serra do Rio do Rastro, ficaram bloqueadas.
Sul de Santa Catarina
Em Meleiro, uma ponte baixa foi interditada devido à água sobre a pista. Em Santa Rosa do Sul, algumas árvores caíram e uma residência teve danos no telhado. A família que morava no local foi realocada para a casa de amigos. Em Timbé do Sul, uma residência teve danos no telhado causados pelo vento.