Ciclo de Ações – Marketing Digital

Existe um ciclo de ações no marketing digital?

Há um ciclo de marketing digital que orienta as ações? De forma intangível, podemos dizer que sim.

O marketing digital possui muitas particularidades que exigem muitas habilidades dos profissionais da área.

Dentro do marketing é importante atuar de forma estratégica e administrativa, uma vez que há métricas que informam os resultados. No entanto, as mensurações e os custos ainda não representam a totalidade da área.

Perspicácia e Compreensão

O marketing digital exige um olhar atento, uma perspicácia do seu executor. Isso ocorre porque dentro do marketing as ações precisam ser:

  • Fortalecidas;
  • Analisadas;
  • Compreendidas;
  • Validadas.

Quando uma ação é lançada ao mercado, ela foi planejada, analisada, criticada e ajustada. Todavia, o seu resultado não pode ser antecipado.

Marketing difundido na rotina

As ações de marketing são estratégias difundidas na rotina das pessoas, e muitas vezes, seu resultado é implícito.

O marketing é sobre o sabor de um alimento, o cheiro do produto, a qualidade de vida ao adquirir um seguro. Sendo assim, o conceito de agregar valor pode diferenciar entre as empresas.

Não podemos afirmar que existe um ciclo dentro do marketing digital, mas podemos afirmar que as estratégias são formas de evitar desperdício de recursos no marketing.

Recursos financeiros, tempo, pessoal, todos esses recursos precisam disponibilizados a cada ação de marketing orientam os resultados.

A aceitação do público e o propósito da marca

Entretanto, a aceitação do público é o que informa se essas ações de fato devolvem à marca o que ela se propõe. Sendo assim, o retorno do cliente é o que confirma o alcance do propósito da marca.

Conforme o cliente aceita uma ação, de forma implícita é aberto um novo caminho para a próxima.

Assim sendo, as ações de Marketing Digital funcionam de forma cíclica, mas sempre evolutiva.

O Objetivo não muda o que muda é a ação

Quando o retorno de uma ação é negativo, é preciso avaliar as necessidades. Assim sendo,  a ação passa por alterações de melhorias.

Quando o cliente responde bem ao marketing, o marketing entrega outras ações a esse cliente.

Sendo um ajuste orgânico dentro de uma relação direta e intangível. O ciclo do marketing é ser melhor a cada melhoria que ele mesmo cria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.