Certidão para empresa que não contrata ilegalmente menores de 18 anos é aprovada - Notícias Concursos

Certidão para empresa que não contrata ilegalmente menores de 18 anos é aprovada

Certidão para empresa que não contrata ilegalmente menores de 18 anos é aprovada. Confira informações da Agência Câmara de Notícias!

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2385/19, do deputado Marreca Filho (Patriota-MA), que institui a Certidão Negativa de Utilização Ilegal do Trabalho da Criança e do Adolescente (CNTCA), de acordo com a Agência Câmara de Notícias.

Certidão para empresa que não contrata ilegalmente menores de 18 anos é aprovada

Conforme a proposta, o documento será destinado às empresas que cumprem a regra constitucional de proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e de qualquer trabalho a menores de 16 anos (salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos).

Proibição do trabalho infantil

Segundo informações da Agência Câmara de Notícias, a relatora, deputada Leandre (PSD-PR), deu parecer favorável ao texto. Segundo ela, o projeto busca dar eficácia à proibição do trabalho infantil prevista na Constituição.

“É imprescindível promover mecanismos para que a sociedade enfrente esse problema, visto que existe em nosso país uma cultura de desrespeito à legislação, na qual empresários se aproveitam da fragilidade dos jovens para potencializar seus lucros”, disse Leandre.

Emissão

Pela proposta, a CNTCA não vai ser emitida em virtude de sentenças ou acordos trabalhistas transitados em julgado sobre trabalho ilegal de criança e adolescente. A relação das empresas que tenham a certidão deverá ficar disponível no site do governo federal, explica a Agência Câmara de Notícias. O documento será usado como comprovante para as empresas se habilitarem para licitações e para o cadastro positivo.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, explica a divulgação oficial da Agência Câmara de Notícias.

Projeto de Lei 2385/19

De acordo com divulgação anterior da Agência Câmara de Notícias sobre o Projeto de Lei 2385/19, a proposta, do deputado Marreca Filho (Patri-MA), tramita na Câmara dos Deputados.

”São necessários avanços na legislação para incluir mais um obstáculo a essa prática condenável, por condenar a parcela mais vulnerável da população, comprometendo o futuro do país”, afirmou Marreca Filho. O documento será usado como comprovante para as empresas se habilitarem para licitações (Lei 8.666/93) e para o cadastro positivo de empresas (Lei 12.414/11).

Pnad

Dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) de 2016 indicam 1,8 milhão de crianças, entre 5 a 17 anos, ocupadas com trabalhoNa faixa etária de 14 a 15 anos, 90% dos jovens não têm carteira assinada, ou seja, não trabalham conforme a lei. “A Pnad evidencia uma cultura de desrespeito à legislação em vigor no país”, disse Marreca Filho, segundo informações da Agência Câmara de Notícias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?