Cerca de 1 milhão aguardam INSS há mais de 45 dias
Grupo aguarda resposta aos pedidos de pensão, auxílio-doença e aposentadoria
Aproximadamente 1 milhão de beneficiários do INSS continuam na fila de espera além do prazo legal de 45 dias. Esse grupo aguarda resposta aos pedidos de pensão, auxílio-doença e aposentadoria.
Os segurados do benefício que aguardam resposta há mais de 45 dias podem ganhar os valores de acordo com o período de espera. Ou seja, há recebimento dos dias de atraso com correção da inflação.
De acordo com a média do Brasil, a espera habitual é de 69 dias. A estimativa foi calculada pelo Boletim Estatístico da Previdência Social. No cálculo dessa média, não são considerados momentos que antecedem solicitações do benefício para solucionar pendências ou momentos de julgamento de recursos ou análise deles.
O tempo média de espera também varia e pode ser maior ou menor de acordo com o estado em que o segurado vive. Por exemplo, o tempo de espera em São Paulo e Rio de Janeiro é de 60 dias. Já em Alagoas e no Piauí, enquanto a média nacional é de 69 dias, a espera média nesses dois estados é de 90 dias.
Quem está na fila de espera do INSS e está recebendo auxílio de R$ 600 não terá que devolver as parcelas. As parcelas já recebidas não precisam ser devolvidas e nem serão descontadas, mas pode haver o cancelamento das parcelas futuras.