Centro Paula Souza divulga protocolo para volta das aulas práticas

A instituição administra 223 Etecs e 73 Fatecs em 322 municípios, com mais de 300 mil alunos

O Centro Paula Souza (CPS) apresentou na quarta-feira (15) o protocolo sanitário para a retomada em agosto das aulas práticas presenciais de cerca de 20 mil alunos nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Na segunda-feira (14), o governo estadual autorizou a volta antecipada das aulas práticas nas instituições de ensino Técnico e Superior que estejam em regiões há 14 dias na fase amarela da quarentena.

“A partir de meados de agosto, alunos concluintes de cursos que exijam aulas práticas em laboratório terão prioridade no retorno. Os concluintes representam 10% do total de matriculados. Cada unidade de ensino vai decidir se essa retomada é possível, considerando também a exigência de que a região onde fica localizada esteja há 14 dias na fase amarela do Plano São Paulo”, disse a instituição por meio de nota.

Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A instituição administra 223 Etecs e 73 Fatecs em 322 municípios, com mais de 300 mil alunos.

Além das recomendações gerais estipuladas pelo estado como volta com capacidade de 35%, uso obrigatório de máscara, distanciamento social e limpeza de ambientes, o Protocolo Sanitário da CPS também prevê outras medidas como:

  • A instalação de tapetes antibacterianos para a higienização de calçados
  • A instalação de placas de acetato como divisórias nas mesas de laboratório
  • O uso de lousas e quadros apenas quando os docentes tiverem pincéis e apagadores de uso pessoal
  • A orientação dos alunos para que não levem material no formato físico para a instituição de ensino, dando prioridade ao uso de arquivos digitais.

Segundo o Centro Paula Souza, os cursos que vão retomar as atividades presenciais em agosto nas Fatecs e Etecs são os seguintes:

Etecs: Enfermagem, Farmácia, Prótese dentária, Automação industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Produção de Vidro, entre outros.

Fatecs: Processos Metalúrgicos, Manutenção de Aeronaves, Hidráulica e Saneamento Ambiental, Automação Industrial, Produção Fonográfica, Mecatrônica Industrial, Agroindústria, Fabricação Mecânica, Biocombustíveis, entre outros.

Atualmente hásete regiões do estado na fase amarela do Plano SP: a capital paulista, as cidades da Grande São Paulo Leste, Sudeste, Sudoeste e Oeste, a Baixada Santista e a região de Registro. Apenas os municípios dessas regiões podem retomar aulas presenciais em cursos livres.

 

Volta antecipada das aulas práticas

 

O governo de São Paulo anunciou na segunda-feira (13) que autorizou a antecipação da volta das aulas presenciais práticas para cursos do ensino Superior e Técnico. As instituições poderão retomar as atividades com 35% de ocupação desde que a região esteja há pelo menos 14 dias na fase amarela do plano estadual de flexibilização da quarentena.

Pelo anúncio anterior do governo, as aulas presenciais só poderiam ser retomadas após a região permanecer por 28 dias seguidos na fase amarela. A atualização desta segunda concede exceção apenas para os cursos que dependem de uso de laboratórios e estágios presenciais, com enfoque especial na área da Saúde. A regra dos 28 dias continua valendo para as demais escolas em todos os níveis da educação.

“Temos um gargalo importante na área da Saúde onde educação à distância não consegue dar conta de tudo. O curso prático, o estágio supervisionado, o internato são fundamentais para a formação. E se não tivermos isso, vamos ter uma menor entrada de futuros médicos e um hiato de formação de profissionais da Saúde”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Rossieli Soares.

“Estritamente para a parte de laboratórios, a parte prática, que não é possível fazer à distância, poderá até 35% voltar na fase amarela após 14 dias. Por exemplo, a cidade de São Paulo já está há mais de 14 dias na fase amarela, portanto a universidade se desejar poderá voltar com a atividade na área da saúde. Ou no curso de engenharia, que eventualmente tenha disciplina extremamente laboratorial, ou o Paula Souza também poderá tomar essa decisão”, disse Soares. Fonte: G1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.