Neste domingo, dia 19 de setembro de 2021, o educador e filósofo pernambucano Paulo Freire completaria 100 anos. Freire foi um dos mais importantes estudiosos brasileiros da área da educação.
Além de revolucionar os estudos da área, Freire foi responsável pela criação de um conjunto de práticas e ideais que deveriam nortear a educação e o processo de ensino aprendizagem, tendo como central as necessidades do aluno e o diálogo entre educador e educando.
Por isso, além de comemorar o seu centenário no dia de hoje, é importante relembrar a pedagogia freireana. Pensando nisso, selecionamos dicas de três livros do pedagogo que sintetizam a sua teoria e trazem as principais ideias de sua trajetória intelectual e que, inclusive, estão presentes nos currículos dos cursos de pedagogia de diversos países. Confira abaixo!
3 livros para entender a pedagogia freireana
Pedagogia do Oprimido (1968)
Em primeiro lugar, apresentamos a obra Pedagogia do Oprimido, uma das mais conhecidas de Paulo Freire. Neste livro, o educador propõe uma pedagogia com uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante, e sociedade. Para ele, a escola deveria ter como objetivo ensinar o aluno a ler o mundo para que ele pudesse transformar a sociedade.
Pedagogia da Autonomia (1996)
Já na obra Pedagogia da Autonomia Freire destaca a importância da liberdade no processo de aprendizado, incentivando a autonomia dos educandos. Nesse sentido, a pedagogia deveria levar em conta a história, a cultura e a individualidade do educando na construção do conhecimento.
Política e educação (1993)
Por fim, apresentamos uma obra que reúne 12 textos de Paulo Freire nos quais ele aborda de maneira mais crítica as relações político-pedagógicas. Além de defender uma dinâmica mais democrática entre professor e aluno, o educador propõe uma conscientização de que não há uma educação sem uma política.
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