Celpe-Bras: Aplicação de provas inicia nesta terça-feira (8)

O exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) teve início nesta terça-feira, dia 8. A aplicação das provas ocorrerá nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro, conforme o edital. Além disso, a aplicação ocorre de maneira simultânea no Brasil e nos demais países participantes.

Por meio do exame do Celpe-Bras estrangeiros podem conseguir certificação de proficiência do português. Nesse sentido, o exame se fundamenta na ideia de proficiência como uso adequado do português para desempenhar atividades no mundo. Desse modo, na prova, a qualidade do desempenho do participante é analisada de acordo com o seu nível, com base em aspectos textuais e discursivos. Os principais aspectos discursivos observados são contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação.

Além disso, o certificado é crucial para estrangeiros que têm o desejo de ingressar nos cursos de graduação e em programas de pós no Brasil. O Celpe-Bras pode ajudar também em processos de naturalização.

Sobre a aplicação do exame

Não há apenas um horário para aplicação do exame, já que ocorre em diversos países. Desse modo, os candidatos devem seguir o estabelecido pelo posto aplicador em questão por meio do seu cartão de confirmação. No Brasil, o exame é aplicado pelo Inep, com apoio do MEC. Em decorrência da pandemia da covid-19, os participantes e do exame do Celpe-Bras 2020 deverão obedecer às regras de distanciamento e ficar atentos ao uso do álcool em gel. O uso da máscara é de caráter obrigatório nos locais de prova.

As informações são da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também MEC afirma que ainda não fechou contrato para o Enem Digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.