Ceasa (SC) monta comissão para concurso

O próximo passo será a contratação de uma banca examinadora.

Recentemente, no estado de Santa Catarina, a Ceasa informou que vem trabalhando para o lançamento de seu novo concurso público.

A Central de Abastecimento, então, informou que já montou a comissão organizadora para tratar sobre detalhes de seu próximo certame. Dessa forma, o grupo ficará responsável pela elaboração do projeto básico do edital e também pelo processo de seleção da banca examinadora do concurso. 

Assim, a banca deverá iniciar o processo de inscrição, elaborar os exames, avaliar os candidatos, dentre outras atribuições.

De acordo com a portaria do último dia 05 de agosto, a comissão conta com os seguintes servidores: 

  • Andrea Carla de Souza (presidente);  
  • Helton Valdir Inácio;  
  • Denise de Lima; 
  • Afrânio Cardoso.

Nesse sentido, a expectativa agora é de que o órgão prossiga com os preparativos e contrate a banca examinadora. Apenas assim será possível publicar o edital, iniciando o período de inscrição.

Veja também: Concurso IBGE tem novo cronograma para 15 mil vagas de recenseador

Entenda melhor o que já se sabe sobre o certame da Ceasa, abaixo.

Quais serão os cargos para a Ceasa?

Durante o mês de junho deste ano, o Ceasa SC recebeu a autorização para realizar o seu próximo certame.

Assim, foi possível determinar a oferta de um total de 07 vagas, para cargos de níveis médio e superior.

Nesse sentido, primeiramente, para as funções de nível médio estão:

  • Auxiliar administrativo, com 02 vagas.
  • Orientador de mercado, com 03 vagas.
  • Técnico agrícola, com 01 vaga.

Além disso, para o nível superior, haverá o cargo de:

  • Contador, com 01 vaga.

Assim, é importante que os candidatos confiram os critérios necessários para cada função a fim de concorrer a estas vagas.

De acordo com a portaria que o órgão publicou, as vagas serão para as unidades de Tubarão e São José.

Após a formação da comissão organizadora, então, as próximas etapas incluem a confecção do projeto básico do edital e também do processo de seleção da banca organizadora do novo certame. Isto é, que ficará responsável pelas inscrições, aplicações das provas e divulgação dos resultados finais.

Portanto, aqueles que desejam trabalhar na Central já podem reforçar os preparativos par o edital, que deverá sair em breve.

Último concurso da Ceasa aconteceu em 2014

Antes da publicação de um edital, as informações sobre um novo concurso são mais limitadas. Portanto, uma boa forma do candidato ir se preparando é a consulta de provas anteriores.

O último concurso da Central de Abastecimento de Santa Catarina, então, ocorreu durante o ano de 2014. Na época, houve a oferta de um total de 10 vagas para cargos de nível superior e médio.

Dessa maneira, para candidatos que concorriam as vagas de nível médio de escolaridade, foram disponibilizadas postos para o cargo de:

  • Auxiliar administrativo
  • Técnico agrícola
  • Orientador de mercado

Já para aqueles que concorreram as vagas de nível superior, foram ofertadas oportunidades para os cargos de:

  • Advogado
  • Administrador
  • Contador
  • Engenheiro agrônomo

Assim, durante o processo seletivo, os candidatos foram passaram por uma prova objetiva composta pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Raciocínio Lógico-Matemático
  • Conhecimentos Específicos, que variavam para cada cargo.

Por esse motivo, é importante que os candidatos do próximo concurso consultem provas antigas, no caso de mesmos cargos. Isto é, visto que, assim, é possível conferir os conhecimentos que o órgão geralmente exige de um candidato.

Como funciona a Ceasa SC?

É importante, ainda, que os candidatos para o próximo certame tenham pleno conhecimento sobre o órgão.

A Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa SC) se trata de um órgão estadual. Assim, é responsável pela realização da política de abastecimento hortifrutigranjeiro e de outros produtos alimentícios, além de outras atribuições estabelecidas por meio de lei.

A fundação do órgão ocorreu em 29 de setembro de 1976, tendo a inauguração da primeira unidade, na cidade de São José, no dia 18 de agosto de 1978.

Através da instituição, então, foi possível de realizar uma melhora na infraestrutura a agricultores, comerciantes, cooperativas e empresas do agronegócio que realizam operações comerciais no atacado de produtos hortifrutigranjeiros e outros produtos alimentícios e não alimentícios.

Além disso, o órgão conta com a finalidade de implementar uma política de produção e abastecimento de hortifrutigranjeiros em todo o Estado de Santa Catarina.

Veja também: Concurso de Prefeitura de Saudades (SC) abre edital

A Ceasa de Santa Catarina é formada como uma Sociedade de Economia Mista e está vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR).

Quais são seus objetivos?

De acordo com a Ceasa, esta busca funcionar como união entre o produtor e o consumidor através da comercialização atacadista e varejista de diferentes produtos.

Além disso, o órgão estabelece como seus objetivos:

  • Informar o comportamento do mercado atacadista de hortifrutigranjeiros no estado prestando informações da comercialização na Ceasa aos usuários dessas unidades bem como Governo do Estado, Sindicatos Rurais, Prefeituras Municipais e público em geral.
  • Possibilitar informação de mercado de hortifrutigranjeiros aos agricultores e técnicos envolvidos no processo de produção e comercialização.
  • Fornecer subsídios para auxiliar os produtores na tomada de decisões do que e quando plantar.

Veja também: Prefeitura de Santa Cecília do Sul (RS) abre edital

Desse modo, os candidatos que obtiverem aprovação no futuro certame irão trabalhar com estas premissas.

Santa Catarina colheu mais de 1,25 toneladas de arroz

A atuação da Ceasa se mostra importante em diferentes atuações da política estadual.

Nesse sentido, é importante salientar que, durante a safra 2021/22 o Estado de Santa Catarina colheu cerca de 1,25 toneladas de arroz. Isto é, número 0,25% superior do que o obtido durante o último ciclo agrícola.

Segundo dados oficiais do governo, a produtividade das lavouras do Estado chegou a 8,48 por hectare. Com isso, Santa Catarina se mantem como líder de produtividade no país e segundo maior produtor de arroz do Brasil.

Especialistas do setor indicam que a boa condição das lavouras da região e as condições climáticas adequadas foram os principais fatores que contribuíram para a obtenção do resultado.

De acordo com um levantamento do Epagri/Cepa feito entre os produtores do grão no estado, as sementes mais plantadas nesta safra foram SCS116 Satoru, SCS121 CL e SCS122 Miura.

Estas, então, são todas feitas pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí, umas das melhores empresas nacionais com foco em melhoramento genético do grão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.