Catacrese: definição e exemplos

As figuras de linguagem são um dos assuntos de Língua Portuguesa que estão sempre presente em provas de vestibular. Por isso, é preciso conhecer todas as figuras e entender a sua função e contextos de uso. Uma das figuras de linguagem muito presentes no dia a dia e na literatura é a catacrese

Caracterizada por evocar uma semelhança de conceito, a catacrese é um mecanismo linguístico que consiste em usar um nome fora do seu contexto para designar algo ou parte de algo que não possui um termo específico. Nesse sentido, a catacrese consiste em fazer o uso de um nome de forma figurativa para descrever ou indicar a parte de um outro objeto a partir de uma semelhança conceitual.

Observe as frases:

Marli pisou no meu

A asa do pássaro está recuperada.

Meu treinador indicou exercícios para melhorar a musculatura das pernas.

Nas frases acima, as palavras em destaque , asa, pernas – foram usadas em seu sentido literal, tal qual descrito em dicionários. Por associação, os falantes tomam o conceito original dessas palavras para se referir a algo que não tem nome, fazendo, assim, uma analogia.

Senti uma dor forte no da barriga assim que acordei.

Nunca vi uma xícara com a asa tão delicada quanto esta!

As pernas da cadeira estão visivelmente tortas.

Tais associações são tão comuns que não são percebidas pelos falantes e o seu uso é incorporado na língua. Desse modo, a maioria das expressões de catacrese já é de uso corrente.

Exemplos de catacrese 

Veja abaixo alguns exemplos de catacrese que são comuns no uso da língua portuguesa no processo comunicativo cotidiano entre as pessoas:

  • A boca do fogão está entupida.
  • Maria disse que machucou a batata da perna.
  • Fiquei tão envergonhada que senti as maçãs do rosto vermelhas.
  • Vovó odeia que a gente sente no braço do sofá.
  • O pé da cama está quebrado.
  • A criança queimou o céu da boca com o chocolate quente.
  • Preciso comprar uma cabeça de alho para fazer o jantar.

Diferentemente das outras figuras de linguagem, a catacrese não costuma aparecer como ferramenta linguística para enriquecer um texto ou imprimir um sentido expressivo ou poético. O seu uso é trivial, ou seja, a catacrese é utilizada pelos falantes principalmente durante o processo comunicativo, para facilitar a comunicação. 

Desse modo, essa figura se afasta da metáfora, cujo objetivo é produzir sentidos figurados por meio de comparações que nem sempre são de uso corrente e têm função de dar ênfase.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.