Carteira de Trabalho Digital garante benefícios para trabalhadores; descubra - Notícias Concursos

Carteira de Trabalho Digital garante benefícios para trabalhadores; descubra

Conheça todos os benefícios da Carteira de Trabalho Digital e como fazer a solicitação

A Carteira de Trabalho Digital é um documento importante para os trabalhadores brasileiros. A plataforma entrou em vigor em 2017 para facilitar a vida de empregadores e trabalhadores, o que deixou de lado a carteira de trabalho física.

O que muitas pessoas não sabem é o aplicativo dá acesso a benefícios importantes para quem o utiliza. A seguir, entenda tudo sobre como funciona a Carteira de Trabalho Digital e como aproveitar todas as suas vantagens.

Entenda como funciona a Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital é a versão eletrônica da carteira de trabalho física, que reúne as informações profissionais do trabalhador.

Além disso, ela oferece facilidades como acesso rápido aos seus registros profissionais e maior agilidade na consulta de informações.

Nesse sentido, ela permite ao trabalhador acessar seus contratos, verificar sua qualificação civil e obter outros serviços relacionados à vida laboral. Ademais, garante segurança de suas informações e praticidade na consulta.

Assim, para obter a Carteira de Trabalho Digital, basta seguir dois passos simples:

  1. Primeiro, baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Ele está disponível gratuitamente para dispositivos Android ou iOS;
  2. Em seguida, faça login para acessar todas as suas informações.

Outra opção disponível é o acesso por meio do site oficial. Para isso, basta seguir as instruções e fazer login com seus dados.

Pronto! Agora já é possível aproveitar todas as vantagens do aplicativo. Lembre-se de que a Carteira de Trabalho Digital é um documento oficial e deve ser tratada com cuidado.

Benefícios da Carteira de Trabalho Digital

Benefícios da Carteira de Trabalho Digital
Benefícios da Carteira de Trabalho Digital. Imagem: Portal Gov.br

Além de ser um instrumento para consulta de informações trabalhistas, a Carteira de Trabalho Digital permite a solicitação de benefícios para o trabalhador.

Ao todo, três benefícios estão disponíveis por meio do aplicativo, garantindo agilidade, praticidade e segurança para o trabalhador.

É importante lembrar que a concessão dos benefícios disponíveis atua em conjunto com o cruzamento de informações de outros bancos de dados do governo.

O app permite a solicitação do abono salarial, seguro-desemprego e o Benefício Emergencial (BEm). Para fazer o pedido, siga o passo a passo

  1. Primeiro, acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  2. Depois, role a tela para baixo e selecione a opção “Benefícios”;
  3. Na sequência, selecione um dos benefícios disponíveis e confirme;
  4. Por fim, é possível consultar a situação e prosseguir com a solicitação.

1 – Abono salarial

O abono salarial é um benefício anual do Governo Federal para os trabalhadores brasileiros. Desse modo, é possível receber até um salário mínimo, a depender do tempo de trabalho no ano-base.

Para receber é preciso seguir as seguintes regras:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica, por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
  • Ter os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

2 – Seguro-desemprego

Outro benefício disponível na Carteira de Trabalho Digital é o seguro-desemprego. Mas, para receber, o trabalhador precisa estar atentos às regras de concessão.

Isso porque as exigências mudam em caso de primeira, segunda ou demais solicitações. Veja como funciona:

  • 1ª solicitação: necessário ter contribuição de 12 meses, nos últimos 18 meses anteriores à data da dispensa;
  • 2ª solicitação: necessário ter contribuição de 9 meses, nos últimos 12 meses anteriores à data da dispensa;
  • 3ª ou seguintes solicitações: necessário ter contribuição de 6 meses consecutivos anteriores à data da dispensa.

3 – Benefício Emergencial (BEm)

Por fim, o terceiro benefício disponível na Carteira de Trabalhador Digital é Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Esse benefício foi criado diante do estado de calamidade pública e emergência após o pandemia do coronavírus.

Com ele, os empregadores puderam reduzir a jornada de trabalho dos seus colaboradores ou fazer a suspensão do contrato. Assim, o governo realizou o pagamento dos salários durante esse período.

Por enquanto, esse benefício está suspenso e não possui previsão de retorno. Mas a sua concessão se dá por meio da Carteira de Trabalho Digital.

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