Carreira: 7 passos para se tornar um Coach (e ganhar um bom dinheiro com isso)

Conheça mais sobre esta profissão tão em voga no mercado

O papel do Coach é o de oferecer a seus clientes, recursos, a partir de uma metodologia, auxiliando na descoberta, construção e desenvolvimento de objetivos e metas a serem alcançadas. Todavia, é preciso que seus métodos sejam práticos, fáceis de serem aplicados, eficientes e ágeis. Ele faz um papel de mentor, e seu trabalho está muito em voga nos dias de hoje.

Muitas pessoas procuram os coachs em busca de um crescimento em sua carreira profissional, desenvolvimento pessoal, inteligência emocional, entre outros. Ademais, o cliente, chamado de coachee, procura uma melhora de seu desempenho com a assistência do profissional, que pode auxiliá-lo por meio de palestras, cursos, atendimento pessoal e workshops.

A princípio, a carreira de coach exige muito estudo, visto que seu papel é de grande responsabilidade. Ele pode trabalhar com pessoas físicas e empresas, tendo sua importância muito valorizada, sendo de papel fundamental no treinamento de funcionários de muitas organizações, por exemplo.

De 2020 a 2022, houve um aumento de 400% na procura de coaches, sendo um mercado em expansão, que garante uma boa renda para o profissional que atua na área. Aliás, vale ressaltar, que qualquer pessoa, de qualquer formação pode atuar nesta função, desde que estude sobre o assunto. No entanto, para ser um coach legítimo, é preciso que a pessoa tenha pelo menos uma pós-graduação.

1 – Procure se conhecer melhor 

Para ser um coach de sucesso, é preciso que se busque por um autoconhecimento, de forma a ter uma noção se esta é uma área que tem a ver com seu perfil. Em síntese, é preciso observar, que para auxiliar seus clientes a conquistar seus objetivos, ele próprio deve procurar um desenvolvimento pessoal e profissional.

2 – Conheça os vários tipos de coach

O profissional pode atuar de diversas maneiras, portanto, é importante conhecer como é  sua atuação no mercado e como ele pode auxiliar seus clientes em sua busca. Desse modo, podemos destacar o coach de liderança, de vendas, executivo, empresarial, vocacional, financeiro, de comunicação e de relacionamento. 

3 – Habilidades necessárias para se tornar um coach

É importante que o profissional conheça as habilidades necessárias para se tornar um coach de sucesso. Para atuar na área com eficiência, é preciso que se saiba como ter uma escuta ativa, interesse genuíno, ser comunicativo, ser flexível, ter ética profissional, e compromisso com o cliente.   

4 – Faça cursos sobre coaching

Fazer cursos relacionados a área de coaching podem auxiliar o profissional de diversas maneiras. Os conhecimentos adquiridos devem ser úteis no seu dia a dia, com o trato com os clientes. É necessário que o coach tenha uma formação de qualidade na sua área de atuação, para poder atuar com eficiência.

5 – Pratique seus conhecimentos

Na maioria dos cursos oferecidos no mercado, o coach deve estudar durante um bom tempo até obter a sua certificação. No entanto, para se sair bem no mercado, é preciso ter experiência no assunto. A princípio, é conveniente fazer alguns trabalhos voluntários que garantam uma prática no exercício da profissão.

6 – Faça sua auto promoção

Um coach de sucesso deve sempre que possível, encontrar meios de divulgação para o seu trabalho. Pode ser uma propaganda boca a boca ou até mesmo ações de marketing utilizando a internet, em redes sociais, sites e blogs. Ao entrar em contato com seu público alvo, ele deve ser capaz de gerar um engajamento e fortalecimento de sua marca.

7 – Organize seu trabalho e o preço de seus serviços 

Um coach pode cobrar por seu trabalho de três maneiras, por sessão, que geralmente demora uma hora, por mês, ou por pacote de sessões. Deve-se levar em consideração o seu nicho de mercado, sua experiência, público alvo, metas de renda e suas credenciais, para cobrar um valor que seja satisfatório tanto para o cliente, quanto para o coach.

Conclusão

A profissão de coach requer muito estudo e dedicação. Os principais benefícios de trabalhar na função, são o desenvolvimento pessoal, liberdade de atuação, remuneração, reconhecimento profissional , realização pessoal, e muito mais.

Para fazer um curso de coach é preciso tomar certos cuidados, pois existem no mercado inúmeras ofertas milagrosas, prometendo uma transformação profissional de um dia para o outro. Vale ressaltar que no começo é preciso olhar para dentro de si, se conhecer, buscando com clareza, os seus objetivos profissionais. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.