O Carnaval deve movimentar R$ 9 bilhões em 2024 no Brasil, reforçando a recuperação do setor. Pelo menos é o que aponta a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Em resumo, o faturamento deverá ser bastante expressivo neste ano, superando em 10% o volume financeiro registrado no Carnaval de 2023 (R$ 8,2 bilhões).
Confira abaixo o volume de vendas no varejo para o Carnaval nos últimos anos:
- 2019: R$ 7,82 bilhões;
- 2020: R$ 8,47 bilhões;
- 2021: R$ 4,82 bilhões;
- 2022: R$ 6,45 bilhões;
- 2023: R$ 8,18 bilhões;
- 2024: R$ 9 bilhões.
Os dados acima mostram que o resultado deste ano, caso as estimativas se confirmem, será o mais forte da série histórica da CNC, iniciada em 2013.
Aliás, o desempenho deverá alcançar a marca de R$ 9 bilhões pela primeira vez, superando em quase duas vezes o montante observado em 2021, quando o Carnaval afundou por causa da pandemia da covid-19, decretada em março de 2020.
Pandemia modifica hábitos dos consumidores
Vale destacar que, em 2021, o resultado foi bem mais fraco que os demais devido à pandemia. Em resumo, a crise sanitária impactou diversos setores e atividades em todo o mundo.
Como a pandemia obrigou milhões de pessoas a fazerem isolamento social, o Carnaval foi bastante afetado, pois se trata de uma festa de contato físico e aglomeração, tudo o que era combatido no período.
Inclusive, a festa só não sofreu impacto em 2020 porque ocorreu pouco antes da decretação da pandemia. Já no ano de 2021, passado quase um ano da decretação, o faturamento despencou no país por causa dos perigos que as aglomerações ainda provocavam.
Além disso, a pandemia provocou a perda de milhões de empregos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Ao mesmo tempo, muitos trabalhadores também sofreram com a redução da jornada de trabalho e, consequentemente, com a diminuição da renda. Tudo isso afetou o consumo no país, afetando o Carnaval.
Brasileiros buscam novos destinos no Carnaval
De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, “os dados do faturamento do setor de turismo, tanto nacionais quanto regionais, apontam o crescimento da atividade nos últimos anos. O efeito do carnaval, como um evento isolado, contribui para a recuperação econômica do segmento de maneira geral e expressiva“.
A CNC revelou que o avanço nacional de 10% esperado para as vendas no Carnaval deste ano deverá ser impulsionado, principalmente, por quatro estados: Minas Gerais (20,2%), Paraná (14,5%), Rio Grande do Sul (12,2%) e Santa Catarina (11,6%).
O economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, explicou que alguns “destinos menos tradicionais” vêm ganhando força no país, refletindo a busca dos brasileiros por locais com menos aglomeração.
“A profissionalização da atividade do turismo nos últimos anos, além da maior demanda por esses serviços, justifica o surgimento de destinos menos tradicionais como protagonistas para os turistas que buscam aproveitar esse período não somente para as grandes festas de carnaval“, disse.
Carnaval impulsiona atividades turísticas
O Carnaval impulsiona fortemente o turismo no Brasil. Embora a expectativa indique que alguns destinos pouco tradicionais terão os principais crescimentos do país, os maiores volumes financeiros deverão seguir concentrados nos grandes centros do país.
Veja abaixo quais são os estados que terão os maiores faturamentos, em relação ás atividades turísticas, no mês do Carnaval de 2024:
- São Paulo: R$ 16,3 bilhões;
- Rio de Janeiro: 5,3 bilhões;
- Minas Gerais: R$ 5,2 bilhões;
- Bahia: R$ 2,7 bilhões;
- Rio Grande do Sul: 2,7 bilhões;
- Paraná: 2,5 bilhões;
- Santa Catarina: R$ 2,3 bilhões;
- Pernambuco: R$ 1,3 bilhão;
- Goiás: R$ 1,2 bilhão;
- Distrito Federal: R$ 1,2 bilhão.
“O faturamento das atividades turísticas no mês do carnaval reflete a dinâmica econômica geral do Estado. Isto é, quanto maior a soma do fluxo turístico com a população residente do próprio estado e a renda média padrão dessas localidades, mais altas as projeções de faturamento por Estado”, explicou a CNC.
Portanto, é bastante normal que São Paulo permaneça na liderança nacional, já que a população paulista representa aproximadamente 20% da população do Brasil.
O destaque do ano deve ficar com a Bahia, que figura como “o destino carnavalesco mais maduro do país, seguido pelo Rio de Janeiro”, segundo a CNC.
Turistas devem gastar mais no Brasil
A CNC estima que os turistas deverão gastar US$ 971 milhões no Brasil em 2024, valor 19% maior que o observado no ano passado (US$ 814 milhões). Na comparação com 2021, quando a pandemia afundou o Carnaval no país, os gastos deverão superar em três vezes o valor daquele ano.
Confira abaixo os gastos de turistas no Brasil durante o mês de Carnaval:
- 2020: US$ 694 milhões;
- 2021: US$ 330 milhões;
- 2022: US$ 563 milhões;
- 2023: US$ 814 milhões;
- 2024: US$ 971 milhões.