O carnaval deste ano está chegando. As comemorações devem acontecer nos dias 20 e 21 de fevereiro. As grandes cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, se preparam para a festa, onde multidões de pessoas devem se reunir em blocos para celebrar. No entanto, é preciso cuidar para que o folião não caia em golpes.
É comum nesta época, que o folião seja roubado ou que passe por situações indesejáveis, atrapalhando a festa do carnaval. É preciso tomar certos cuidados para que possa se divertir sem maiores problemas. Pessoas má intencionadas ficam de olho nos blocos, para roubar celulares, carteiras, correntes, etc.
Para ajudar os carnavalescos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou os foliões de que a aglomeração de pessoas e a distração no momento de pagar por bebidas e alimentos, fazem com que o cidadão se torne a vítima perfeita. Ela afirmou que pode acontecer também da pessoa ter seu cartão trocado.
O golpe do cartão se dá no momento em que a vítima tenta comprar alguma coisa oferecida pelos ambulantes no bloco carnavalesco. O golpista se passa por um vendedor, e entrega ao folião a maquininha para pagar a conta. O cliente então digita a senha, o golpista observa os números e os decora.
Troca de cartão
Em alguns casos, o golpista que se passa por vendedor, troca o cartão na hora de devolvê-lo ao cliente. Por causa desse tipo de golpe, o folião deve prestar o máximo de atenção na hora de adquirir uma bebida ou um alimento. É necessário checar se o cartão é realmente o mesmo entregue ao ambulante.
Outra questão importante que os foliões devem observar é a relacionada ao valor cobrado pelo vendedor. Todavia, é preciso ter certeza de que ele não está cobrando a mais. O indicado é ficar de olho no display da maquininha do cartão, para saber realmente quais valores estão sendo cobrados naquele momento.
O grande risco inerente a esta situação, é que muitas vezes a pessoa está distraída, curtindo o carnaval, ou ainda, ter bebido um pouco e não prestar a atenção devida na hora de fazer uma compra. Nestes momentos, os golpistas podem aproveitar que o cliente não está prestando a atenção e cobrar mais caro.
Como ter segurança no carnaval
A princípio, com algumas dicas e estratégias é possível curtir a celebração do carnaval sem maiores problemas de segurança. Deve-se evitar situações indesejadas ao máximo, tomando certos cuidados, como por exemplo, guardar seu cartão de crédito em um lugar de difícil acesso.
O folião deve tomar cuidado para não deixar o cartão à mostra, nem em seu bolso. Isso se deve ao fato de que um golpista pode chegar perto e utilizar a tecnologia de aproximação para roubar o dinheiro da pessoa. Esse golpe é muito comum em lugares onde há uma grande aglomeração de pessoas, como no carnaval.
Analogamente, outra dica a ser observada é a de que não se deve entregar o cartão ao ambulante. Ao fazer a compra, o folião deve manuseá-lo, para que o vendedor não o troque em um momento de distração. É preciso também verificar o valor da compra na maquininha, ter certeza do valor na hora de pagar.
No caso do celular, o ideal é guardá-lo em um lugar seguro, para assim, evitar possíveis furtos do aparelho. No caso de um roubo, o folião deve fazer um boletim de ocorrência junto à polícia na delegacia e entrar em contato imediatamente ao seu banco, para evitar possíveis prejuízos.
Conclusão
Para se proteger de roubos e golpes durante o carnaval, o folião deve tomar certas atitudes, como não levar objetos de valor para a folia, não utilizar jóias, relógios, e acessórios que podem chamar a atenção de ladrões. Além disso, não se deve ir celebrar a festa com cartões de bancos e documentos pessoais.
Caso seja extremamente necessário utilizar os cartões para comprar bebidas e alimentos, o folião deve tomar certos cuidados em relação ao consumo de bebidas alcoólicas que podem torná-lo um alvo fácil para os bandidos. O ideal é comemorar a festa em um ambiente mais seguro, perto da força policial presente.