Capital Humano – Valor e Cultura
Gerar valor interno através do capital humano
Dentre as possibilidades para gerar valor para uma empresa através da valorização do capital humano, estão as ações voltadas para a gestão de pessoas.
Assim sendo, a empresa melhora seus processos e torna um ambiente colaborativo. Ao passo que entrega melhorias aos clientes de forma orgânica.
Valorização das pessoas na cultura da empresa
No entanto, para que toda essa objetividade seja alcançada, a valorização do capital humano precisa ser vista como um recurso cultural da empresa. Ou seja, é necessário que o valor do recurso humano seja difundido nas ações internas, ao passo que reflita na intenção da empresa para com o cliente final.
Haja vista que pessoas motivadas trabalham de forma mais comprometida, melhorando os resultados e abrangendo a comunicação interna.
Entretanto, gerar valor para o capital humano pode ser algo intangível, e por isso, confuso para muitos gestores.
Valorização através de pequenas ações
Sendo assim, é preciso que a empresa faça um mapeamento do perfil do seu cliente interno. Bem como possa comparar esse perfil ao cliente as novas contratações.
Ao passo que a valorização das pessoas ocorre desde a entrada da pessoa na empresa. Todavia, caso a empresa esteja querendo implementar uma cultura aberta é possível criar pequenas ações que geram valor.
Essas ações podem ser reuniões brainstorming, gestão participativa, implementação de benefícios, apoio ao desenvolvimento através de estudos, dentre outras possibilidades.
Por isso, a valorização do capital humano é trabalhada de várias formas, ao passo que ao gerar valor interno a empresa indiretamente gera valor externo.