Capital de Giro – O Fluxo do Negócio
Capital giro – A diferença no seu negócio
A importância do capital de giro numa empresa é vital, uma vez que a saúde financeira da empresa passa por essa administração.
No entanto, segundo uma pesquisa do Sebrae, mais de 38% dos empreendedores não sabem o que é capital de giro.
Empreendedores falidos desconhecem aspectos administrativos
Essa porcentagem de empresários despreparados tende a fazer parte do grupo de empreendedores falidos. Certamente o conhecimento sobre os negócios não deve ser subestimado dentro do empreendedorismo.
Por isso sempre falamos sobre a importância das estratégias e da gestão holística da empresa. Ao passo que falamos sobre capital de giro e gestão financeira.
Capital de Giro – A forma sucinta de entender
No entanto, vamos reforçar de forma sucinta esse conceito tão importante nos negócios.
Capital de giro é o dinheiro faz o negócio funcionar. Sendo assim, os recursos para pagar seus impostos, bem como salários dos funcionários e fornecedores.
Ou seja, sem esse recurso a empresa não tem saúde financeira para funcionar.
Financiamentos estratégicos?
Funciona da seguinte forma:
A empresa vende a prazo e precisa de recursos para financiar essas vendas, ou seja, financiar o cliente.
Os produtos do estoque ou matéria-prima para a produção precisam de fornecimento. Assim sendo, é necessário recurso para financiar essa aquisição.
Se a empresa consegue comprar esses produtos com prazos maiores, significa que seus fornecedores estão financiando seu estoque.
Trabalhe com prazos
Por isso para manter a saúde do capital de giro da empresa é interessante que consiga cada vez mais prazo para pagar fornecedores, ao passo que receba de seus clientes cada vez mais rápido.
Fluxo produtivo na gestão do negócio
Assim sendo, o fluxo do seu caixa se mantém sempre produtivo e positivo. Nem sempre isso é possível, e por isso é cabível manter uma devida gestão financeira.