A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) publicou nesta sexta-feira, dia 29 de abril, editais que ofertam bolsas para a formação de professores para a educação básica. Os editais são referentes ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e ao Residência Pedagógica.
A oferta total da Capes para os dois programas será de 61.680 bolsas para formação de professores. De acordo com os editais, a Capes vai selecionar propostas de 250 instituições de ensino superior para cada um dos programas.
Os projetos devem ser apresentados até o dia 10 de junho. Os editais estabelecem ainda que duração do benefício é de até 18 meses.
O Pibid proporciona experiência docente para alunos da primeira metade dos cursos de licenciatura, enquanto o Residência Pedagógica atende estudantes que estão na segunda metade da licenciatura. O objetivo de ambos os programas é o aperfeiçoamento da prática docente.
Conforme determinado pela Capes, a seleção dos bolsistas é feita pelas próprias instituições. De acordo com os editais, a oferta da Capes é de cerca de 30 mil bolsas através do Pibid e outras 30 mil via Residência Pedagógica. Desse modo, cerca de 60 mil estudantes de cursos de licenciatura de todo o país serão beneficiados com as bolsas.
A Capes prevê também a concessão de benefícios a professores das instituições de ensino superior e das escolas públicas de educação básica participantes dos projetos.
Podem se inscrever para os programas instituições públicas, privadas e comunitárias de todo o Brasil. As inscrições devem ser feitas através do Sicapes. A divulgação da relação dos projetos selecionados está prevista para o dia 5 de agosto.
Com informações da Agência Brasil.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Vestibular 2023: ITA recebe pedidos de isenção da taxa até essa sexta-feira (29).