Beneficiários do Auxílio Brasil precisam atualizar os seus dados no Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para os programas sociais do Governo Federal.
Inicialmente, o prazo para a atualização dos dados estava previsto para terminar no dia 14 de outubro, mas foi prorrogado até a primeira quinzena do mês de novembro.
Na prática, a prorrogação atende os processos que estão em andamento desde o mês de fevereiro. Cerca de 8 milhões de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil estão envolvidas.
Portanto, esses beneficiários podem se dirigir aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), para fazer a atualização dos dados, caso necessário.
“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Cras ou a um posto de atendimento do CadÚnico do município”, disse o Ministério da Cidadania.
É importante ressaltar que a falta de atualização do CadÚnico pode resultar na suspensão ou cancelamento do Auxílio Brasil e de qualquer outro benefício social vinculado ao sistema do Governo Federal.
Contudo, os eventuais bloqueios e cancelamentos devem começar a partir de julho de 2023, com exceção da atual transferência de renda que passa por avaliações mensais.
O que pode cancelar o Auxílio Brasil?
O pagamento do Auxílio Brasil pode ser cancelado por diversos motivos, sendo os mais recorrentes os envolvidos aos critérios de elegibilidade do programa social. Sendo assim, é de suma importância atualizar todas as informações para que o sistema reconheça que ainda está apto ao recebimento do benefício.
Entre as razões mais comuns para o cancelamento do salário estão:
- Família com renda per capita mensal superior a R$ 210;
- Dados desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico);
- Crianças e adolescentes sem frequência na escola;
- Descoberta de fraude no recebimento.
Em caso de dúvidas sobre o cancelamento do Auxílio Brasil, o beneficiário pode acessar a plataforma para verificar o status do cadastro. Basta seguir estes passos:
- Acesse o portal do CadÚnico (site ou aplicativo);
- Faça login com o Gov.br;
- Selecione a opção “Consulta completa”;
- O sistema vai gerar uma espécie de extrato informando a situação do cadastro.
Com relação ao benefício, basta acessar o aplicativo do Auxílio Brasil ou Caixa Tem para verificar qual o atual status. Nestes dois sistemas a entrada é feita através do número de CPF.