O vale-gás inicialmente deve ser pago para as cidades nos estados de Minas Gerais e Bahia atingidas pelas fortes chuvas. Para este grupo, o pagamento já começa nesta segunda-feira (27) – saiba mais detalhes clicando aqui.
Veja também: Mega da Virada: prêmio de R$ 350 mi será sorteado na sexta
Já se você não faz parte deste critério, terá que esperar até janeiro para receber os valores – que já foram confirmados e tem, inclusive, o calendário oficial divulgado.
Dois grupos tem direito aos valores do vale-gás e poderão receber:
Importante mencionar, que a renda per capita é o cálculo com a seguinte fórmula (Soma da renda da casa + número de pessoas que moram na mesma casa = renda por pessoa). Há quem se confunda e entenda que é a renda de uma única pessoa, quando na realidade é uma média entre os rendimentos.
O governo federal ainda estabelece que o benefício deve ser “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.
Além de verificar os requisitos acima, as famílias que tem direito podem verificar a situação no aplicativo do Auxílio Brasil e Caixa Tem. O valor será depositado diretamente na conta do Caixa Tem no qual já recebem outro benefício social.
O valor liberado do Auxílio Gás é de 50% da média nacional do preço de um botijão de 13 quilos. Desta forma, o valor será de R$ 52, a ser pago para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam até um salário-mínimo por pessoa.
O calendário de pagamento do vale-gás deve seguir a ordem do Número de Identificação Social (NIS), como já acontece em outros programas sociais. Todas as famílias inscritas no CadÚnico tem acesso a sua sequência numérica.
Veja abaixo as datas de pagamento, a primeira liberação acontece em 18 de janeiro para aqueles com NIS final um e a última 31 de janeiro para aqueles com NIS final 0. Confira todas as datas abaixo: