Os próximos pagamentos do Pé-de-Meia serão realizados entre os dias 29 de junho e 6 de julho pela CAIXA. Quem nasceu em janeiro ou fevereiro terá o valor disponível já no dia 29. Os demais estudantes podem conferir abaixo as datas exatas para o saque, conforme o mês de nascimento.
Mais de 5 milhões de jovens são beneficiados desde 2024, com essa sendo a quarta parcela liberada na conta dos estudantes em 2026. Veja a seguir o cronograma de pagamentos deste mês de junho e mais detalhes.
Datas do calendário de junho

Imagem: Notícias Concursos
O programa Pé-de-Meia pagará a 4ª parcela neste mês referente à frequência do mês de abril, de forma escalonada. As datas são definidas pelo mês de nascimento do beneficiário; confira as datas abaixo:
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 29 de junho
- Nascidos em março e abril: 30 de junho
- Nascidos em maio e junho: 1 de julho
- Nascidos em julho e agosto: 2 de julho
- Nascidos em setembro e outubro: 3 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro: 6 de julho
Fique atento: vale lembrar que, dentro do mesmo calendário, será realizado o depósito referente à conclusão de 2025. O pagamento inclui o incentivo de R$ 1.200, sendo R$ 1.000 do Incentivo-Conclusão para os estudantes aprovados em 2025 e uma parcela única de R$ 200 destinada aos alunos do 3º ano que se inscreveram e participaram dos dois dias de prova do Enem 2025.
No entanto, o depósito não ocorre de forma automática, pois o incentivo só é liberado após a rede de ensino concluir duas etapas no sistema: informar a aprovação e confirmar a conclusão do aluno. O saque do Incentivo-Conclusão só pode ser feito após a finalização do ciclo escolar.
Quem pode receber o Pé-de-Meia em 2026?
Para ser beneficiado, o estudante deve atender aos seguintes critérios simultaneamente:
- Ter idade entre 14 e 24 anos no ensino médio regular, ou 19 a 24 no EJA
- Estar matriculado em escola pública
- Pertencer à família com inscrição ativa no CadÚnico e renda por pessoa de até meio salário mínimo
- Possuir CPF ativo
- Manter frequência escolar mínima de 80% nas aulas
A participação ocorre de forma automática, com base em dados coletados pelas escolas e pelo Governo Federal, que são analisados de forma criteriosa e revisados a cada ano letivo, além de antes de cada nova janela de pagamento.
Dessa forma, o estudante não precisa realizar cadastro, já que a inclusão é feita automaticamente a partir das informações da base nacional. Para participar em 2026, é necessário que a família esteja inscrita no CadÚnico até o dia 7 de agosto.
Como funciona o recebimento do benefício?
Todos os valores da poupança do ensino médio são geridos por meio de conta digital aberta na Caixa Econômica Federal. Os estudantes podem consultar o extrato e realizar saques diretamente pelo aplicativo Caixa Tem.
No caso dos valores mensais, o depósito é realizado após a confirmação de frequência escolar mínima de 80%. No ensino médio regular, os beneficiários recebem R$ 200 por mês, enquanto na modalidade EJA o incentivo por frequência é de R$ 225 mensais. Em ambos os casos, os valores ficam disponíveis para saque mensalmente, conforme o calendário.
Motivos para bloqueio ou suspensão das parcelas
Manter os dados atualizados e os requisitos cumpridos é fundamental. Parcelas podem ser bloqueadas por divergência cadastral, descumprimento dos critérios de renda, idade, matrícula ou frequência mínima.
Além disso, o desligamento do estudante pode ocorrer se ele solicitar na escola, deixar de atender às regras, for reprovado duas vezes seguidas, abandonar os estudos ou houver comprovação de fraude.
Quando o pagamento não cair na data prevista, a orientação oficial é aguardar atualização pelas redes de ensino. Não é necessário abrir solicitação antecipada. A consulta pode ser feita a qualquer momento na página Consulta Pé-de-Meia, utilizando o login Gov.br em computador, tablet ou smartphone.
Quer ficar por dentro de todos os pagamentos em 2026? Fique atento aos conteúdos do portal Notícias Concursos.
Veja também:








