O programa Pé-de-Meia já confirmou os próximos depósitos para beneficiários do ensino médio público, abrangendo valores de R$ 200, R$ 225, R$ 1.000 e R$ 1.200.
A definição de quanto cada estudante receberá depende da modalidade de ensino, da frequência escolar e de etapas cumpridas no próprio programa.
Conheça a seguir todos os detalhes sobre os valores, datas e critérios para saque, esclarecendo rapidamente qual valor você vai receber.
Quem recebe R$ 200, R$ 225, R$ 1.000 e R$ 1.200 pelo Pé-de-Meia?
Os depósitos de R$ 200 correspondem ao incentivo-frequência destinado aos estudantes do ensino médio regular que comprovam matrícula e participação ativa nas aulas.
Já os R$ 225 são voltados aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), também atrelados à presença escolar regular e à matrícula confirmada. Ambos os valores podem ser sacados a qualquer momento pelo estudante contemplado.
Valores de R$ 1.000 e R$ 1.200: incentivo de conclusão e bônus do Enem
O incentivo-conclusão de R$ 1.000 será liberado para saque para os alunos que finalizaram o ensino médio em 2025, mediante confirmação da aprovação e da conclusão pelas redes de ensino no sistema do Pé-de-Meia. O pagamento não é automático no fim das aulas: depende do envio e da validação dessas informações pela escola.
Os alunos que foram aprovados no 1º ou 2º ano, no ano de referência, podem receber o incentivo-conclusão, entretanto o saque só poderá ser feito após a finalização da etapa escolar.
Para quem concluiu o ensino médio e também participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025, o valor pode chegar a R$ 1.200, pois soma-se ao incentivo de conclusão o bônus de R$ 200.
Cronograma de pagamento das parcelas
Os repasses dos benefícios referentes ao mês de junho acontecem entre os dias 29 de junho e 6 de julho de 2026. Veja as datas divulgadas pelo governo federal, conforme o mês de nascimento do estudante:
| Mês de Nascimento | Data de Pagamento |
|---|---|
| Janeiro e Fevereiro | 29 de junho |
| Março e Abril | 30 de junho |
| Maio e Junho | 01 de julho |
| Julho e Agosto | 02 de julho |
| Setembro e Outubro | 03 de julho |
| Novembro e Dezembro | 06 de julho |

Como funciona o pagamento do benefício?
O dinheiro dos incentivos frequenciais pode ser sacado pelo estudante a qualquer momento. Já as parcelas anuais (de conclusão) e o adicional do Enem ficam na conta até a conclusão do ensino médio; assim, é possível decidir manter o saldo na poupança ou investir no Tesouro Direto, de acordo com as regras do programa.
Somando os incentivos ao longo de três anos, bônus do Enem e depósitos anuais, cada aluno pode receber até R$ 9.200 durante todo o ciclo do ensino médio.
Responsabilidade das redes de ensino
Cabe às redes federais, estaduais, distrital e municipais ofertantes de ensino médio informar corretamente dados de matrícula, frequência, aprovação e conclusão no sistema do programa junto ao Ministério da Educação. Apenas com esses dados atualizados é que os repasses podem ocorrer dentro dos prazos.
As escolas que ainda não encerraram o calendário letivo de 2025 têm até junho de 2026 para enviar as informações; por isso, novos depósitos podem ocorrer mesmo após as datas principais caso a atualização aconteça posteriormente.
Quais critérios para receber o Pé-de-Meia?
Para ser beneficiado, o aluno precisa:
- Estar matriculado no ensino médio público, seja regular ou EJA;
- Ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Comprovar matrícula e frequência escolar;
- Ter aprovação e, posteriormente, confirmação da conclusão do ensino médio para receber incentivo anual;
- Participar do Enem (caso queira receber o bônus).
O processo é realizado automaticamente pelo sistema, desde que as escolas informem os dados corretamente.
O que é o programa Pé-de-Meia?
O Pé-de-Meia é uma iniciativa financeira-educacional federal de incentivo à permanência e conclusão do ensino médio público.
Funciona como uma poupança: além de estimular a frequência e a aprovação escolar, busca democratizar o acesso ao ensino, diminuir as desigualdades sociais entre jovens, e fomentar a mobilidade social por meio da educação.
Foi implementado em novembro de 2023, sob responsabilidade da Secretaria de Educação Básica, com participação do Ministério da Fazenda, Caixa Econômica Federal e outros parceiros.
Acompanhando sua situação e recebendo corretamente
O estudante deve monitorar frequentemente seu status no site Consulta Pé-de-Meia para garantir que sua matrícula, frequência e/ou conclusão foram devidamente lançadas.
Em caso de dúvida ou inconsistência, a recomendação é procurar a secretaria da escola ou o responsável pelo CadÚnico na sua cidade, pois apenas com essas etapas confirmadas os valores estarão disponíveis para saque.
Para conferir mais sobre os pagamentos do Pé-de-Meia, regras e calendários, acesse a página inicial do portal Notícias Concursos e assista ao vídeo abaixo:








