De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os aposentados e pensionistas poderão acessar empréstimo consignado na Caixa Econômica Federal com algumas vantagens até o próximo dia 7 de fevereiro. Este recurso faz parte da nova campanha chamada “Quinzena do Aposentado” que contará com taxas a partir de 1,53% com a possibilidade de dividir as parcelas em até 84 meses.
A Caixa oferece diversas vantagens, tanto no empréstimo consignado quanto no cartão de crédito durante a Quinzena do Aposentado e pensionistas do INSS, que começou nesta semana. Clientes terão desconto na taxa de juros do crédito consignado, vantagens na contratação de cartão de crédito e na abertura de conta-corrente para recebimento do benefício.
Prova de vida deixa de ser presencial
Além das novidades para empréstimo consignado, o governo também anunciou pelo Diário Oficial da União, que a prova de vida deixará de ser presencial para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O anúncio foi realizado ontem (2), e uma portaria (ainda sem data) será publicada no Diário para formalizar o novo procedimento.
Com essa inovação, o processo passará a ser feito inteiro de forma digital, através do cruzamento de dados dos bancos de informação dos governos federal, estaduais e das prefeituras. Assim as entidades privadas também servirão como ponto de apoio na troca de informações sobre essas pessoas. Esse é um grande benefício, já que o país está passando por um período de crise sanitária, devido a pandemia de covid-19.
A prova de vida do INSS é realizada atualmente por mais de 36 milhões de beneficiários, oque é um grande desafio para as agências do INSS anualmente. Com isso, a nova medida vai facilitar o processo principalmente para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Sem essa prova, os benefícios são bloqueados e podem ser suspensos.
O que será aceito como prova de vida?
Com o novo método, alguns documentos oficiais são necessários como forma de atestar a vida dos segurados. Estes são:
- Consultas no SUS;
- Comprovante de votação;
- Emissão ou renovação de passaporte;
- Registro de vacinação;
- Emissão os segunda via da carteira de identidade/motorista;
- Transferência de imóvel ou veículo.
Por fim, o governo federal também anunciou que operações privadas serão utilizadas como forma de prova de vida, no entanto, essas operações ainda não foram especificadas. Ainda, poucos beneficiários podem realizar a prova de vida digital usando dados de biometria no aplicativo Meu INSS. Nestes casos, o INSS estava usando dados registrados no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Vantagens com o empréstimo consignado
No período de ofertas da Quinzena, o crédito para empréstimo consignado pelo convênio INSS pode ser contratado com taxas ainda mais baixas, a partir de 1,53%. As ofertas também valem para renovação do empréstimo ou portabilidade de outros bancos. A taxa de juros dessa linha de crédito na CAIXA é uma das mais baixas do mercado e o prazo para pagamento é de 84 meses.
Outro benefício é que o cliente tem a opção de incluir o seguro prestamista para o seu consignado. E deste modo o cliente obtém um benefício adicional de acessar descontos de 65% de desconto em consultas e exames em um programa privado de saúde familiar.
O programa também apresenta vantagens para a contratação do cartão de crédito CAIXA Elo Simples, em que é desenvolvido especialmente para esse público, o cliente terá isenção da taxa de emissão do cartão, que também é livre de anuidade. Ele conta ainda com benefícios exclusivos na plataforma Elo+.
Além disso, quem não for cliente também terá vantagens além do empréstimo consignado, como na portabilidade do recebimento do benefício para conta CAIXA, como descontos na cesta de serviços e no cheque especial, além de condições diferenciadas em produtos de seguridade, entre seguros e previdência privada.