Caixa Tem libera Pix para transações instantâneas; saiba como usar
O aplicativo da Caixa Econômica Federal, Caixa Tem que dá acesso à conta poupança social digital liberou a função Pix para movimentação. Agora, depósitos e transferências podem ser feitos através da modalidade para pagamento de contas como luz, água e telefone. A plataforma conta com 105 milhões de usuário atualmente.
O Caixa Tem foi criado ano passado para o recebimento do auxílio emergencial, do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) e para saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além dos benefícios, o aplicativo garante utilidade para compras com o cartão de débito virtual e contratação do Seguro Apoio Família.
O que é o Pix?
O Pix é uma ferramenta para fazer pagamentos e transferências em qualquer horário ou dia, ou seja, de forma instantânea. O novo sistema surgiu para substituir os tradicionais DOC e TED, e ocorre de forma gratuita para as pessoas físicas. Em algumas empresas é cobrada uma taxa em transações com o Pix por pessoas jurídicas.
Como aderir ao PIX no Caixa TEM?
Para incluir o Pix no aplicativo Caixa Tem, é necessário que o usuário crie uma chave para acessar o sistema. Essas chaves podem ser CPF, RG, telefone, e-mail, entre outros.
Veja como:
- No aplicativo, clique em “Pix”, em seguida “Criar chave”;
- Você pode escolher entre: CPF, número de telefone, e-mail e chave aleatório, para criação;
- Escolha a chave que deseja criar, informe os dados e confirme;
- Será necessário finalizar digitando a senha de login. Vale destacar é possível criar até cinco chaves Pix, uma em cada banco.
Como fazer pagamento com Pix pelo Caixa Tem?
Para fazer alguma transação pelo Pix, é preciso selecionar a funcionalidade ao lado do TED ou DOC e digitar a chave que corresponde o destinatário.
Quais os benefícios do aplicativo?
A plataforma Caixa Tem oferece várias funções para facilitar a vida do cidadão.
Elas são:
- Recebimento de benefícios liberados pelo governo;
- Consulta de saldo e extrato;
- Saques nas lotéricas e agências;
- Cartão virtual;
- Pagamentos no app e nas casas lotéricas;
- Pagamentos em maquininhas;
- Recarga de celular;
- Transferências;
- Pagamento de boletos como de contas de casa e contratação de seguro.