O pagamento TURBINADO para quem tem carteira assinada que chocou a todos no Brasil
Atualmente, a Caixa Econômica Federal está liberado um saque extra do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para um grupo específico de trabalhadores.
Atualmente, a Caixa Econômica Federal está liberado um saque extra do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para um grupo específico de trabalhadores.
Trata-se do saque calamidade, disponibilizado devido as fortes chuvas que atingiram as cidades de Rondon (PR), São Bento do Sul (SC) e Cruzeiro do Oeste (PR).
Saque calamidade do FGTS
Primeiramente, é importante salientar que o benefício é destinado ao trabalhador que possui saldo na conta do FGTS. Além disso, é necessário que o beneficiário não tenha realizado saques por motivos de calamidade nos últimos 12 meses.
É de extrema importância que os beneficiários se atentem aos prazos para realizarem o saque. De acordo com o calendário, os trabalhadores de Rondon é até o dia 15 deste mês; para São Bento Sul, 05 de março de 2023; para Cruzeiro do Oeste, 24 de abril de 2023.
Os beneficiários podem receber até R$ 6,2 mil. No entanto, é importante destacar que é necessário que o trabalhador possua saldo em conta para ter acesso ao pagamento.
Quem tem direito ao saque calamidade do FGTS?
O saque calamidade é liberado quando o governo municipal ou estadual decreta estado de emergência ou calamidade pública. Entretanto, essa declaração precisa ser realizada até 30 dias após o primeiro dia útil seguinte ao desastre natural.
Desse modo, se enquadram como calamidade pública as situações abaixo:
- Alagamentos;
- Enchentes ou inundações graduais;
- Enxurradas ou inundações bruscas;
- Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
- Precipitações de granizos;
- Tornados e trombas d’água;
- Vendavais ou tempestades;
- Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
- Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais.
Ademais, como já mencionado, para ter acesso aos valores os trabalhadores precisam ter saldo disponível em suas contas ativas e inativas vinculadas ao FGTS e não ter feito saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses.
Como realizar o saque?
O trabalhador autorizado a realizar o saque calamidade pode solicitar os valores através do aplicativo FGTS (disponível para Android ou iOS). Veja como fazer o pedido a seguir:
- Entre no aplicativo do FGTS;
- Clique em “Meus saques”;
- Selecione “Outras situações de saque”;
- Clique em “Calamidade pública”;
- Informe o município em que reside;
- Encaminhe os documentos solicitados;
- Escolha como quer que os valores sejam depositados. Por uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco;
- Para finalizar, envie a solicitação é aguarde o prazo de depósito.
Vale ressaltar que o FGTS pode cair em até cinco dias úteis na conta. Contudo, o trabalhador deve sacar os valores em até 60 dias.