A Caixa Econômica Federal disponibiliza HOJE(14) uma nova opção de saque para os trabalhadores que residem em alguns municípios. Esse novo recurso tem como objetivo auxiliar esses cidadãos a enfrentarem os desafios. Neste artigo, abordaremos como solicitar o saque extra do FGTS
Pré-Requisitos para o Saque
Para realizar o saque, o trabalhador precisa possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses. Além disso, o valor máximo para a retirada é de R$ 6.220,00.
Como Solicitar o Saque do FGTS por Calamidade
A solicitação do saque do FGTS por calamidade é feita de maneira totalmente digital, por meio do aplicativo FGTS. Para isso, siga os seguintes passos:
- Baixe o aplicativo FGTS, disponível gratuitamente nas plataformas Android e IOS.
- Após o download, faça o cadastro no aplicativo e insira todas as informações solicitadas.
- Selecione a opção “Meus Saques” e, em seguida, escolha “Outras situações de saque – Calamidade pública”.
- Selecione a sua cidade de acordo com o município em que você reside.
- Envie os documentos necessários para a solicitação.
- Selecione a opção para creditar o valor em uma conta da Caixa, como a Poupança Digital CAIXA Tem, ou em uma conta de outra instituição financeira de sua preferência.
- Aguarde o prazo de até cinco dias úteis para a análise e crédito em conta, caso a solicitação seja aprovada.
Documentos Necessários para a Solicitação
Para realizar a solicitação do saque por calamidade, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identidade, como RG, CNH ou passaporte;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador, como conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade;
- Caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge ou companheiro(a), é necessário apresentar a certidão de casamento ou a escritura pública de união estável.
O que é o Saque de Calamidade?
O Saque de Calamidade é uma modalidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que pode ser solicitado por trabalhadores residentes em áreas que foram atingidas por calamidades naturais, como chuvas fortes, inundações e deslizamentos.
Prazo de análise e crédito
Após a solicitação, o prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Informações sobre a documentação
A documentação necessária para solicitar o saque de calamidade inclui:
- Documento de identidade (carteira de habilitação e passaporte também são aceitos);
- Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.
Municípios habilitados para o Saque de Calamidade em 2023
Hoje, a caixa liberou o saque extra para moradores dos municípios de Arroio do Meio e Encantado, no estado do Rio Grande do Sul. Em 2023, 53 municípios de Alagoas, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram habilitados para o saque de calamidade. Confira a relação completa dos municípios e os prazos para a solicitação no site da CAIXA.
O saque de calamidade é um direito dos trabalhadores que residem em áreas afetadas por calamidades naturais. É importante estar atento aos prazos e aos documentos necessários para realizar a solicitação. Se você reside em um dos municípios habilitados, não deixe de solicitar o seu saque.