CAIXA: É possível obter senha de saque no caixa eletrônico por aplicativo
A Caixa Econômica Federal liberou o aplicativo do Caixa Tem, ferramenta que funciona como uma conta poupança, sem nenhum custo. O app é utilizado para a distribuição dos pagamentos de benefícios como o auxílio emergencial e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS).
A plataforma está disponível para os sistemas Android e iOS. O aplicativo contará com funções parecidas com as de outros aplicativos de carteira virtual. As pessoas que usam o aplicativo podem realizar transferências por meio do DOC e PIX, podendo destinar o dinheiro a bancos tradicionais ou digitais.
Por meio do saldo em conta, o usuário poderá realizar transferências ilimitadas para contas da Caixa, e até três transações mensais para outros bancos com limite por movimentação de R$ 600 e de R$1.000.
A conta social digital disponibiliza acesso às informações sobre os benefícios, além de poder saber sobre Abono Salarial do PIS, Seguro-Desemprego e Bolsa Família.
Além de tudo, o banco libera um cartão de débito virtual que pode ser solicitado no próprio aplicativo, para ser usado em compras feitas pela internet.
Como gerar o código no Caixa TEM
- Primeiro, o trabalhador deve acessar a sua conta poupança digital no aplicativo;
- Depois, o usuário deve ir na opção saque e informar o valor que deseja sacar;
- Ao informar o valor, um código vai ser gerado;
- O beneficiário vai anotar este código e por meio dele fazer o saque em caixa eletrônico ou na lotérica.
É importante lembrar que o código tem validade de até duas horas, após esse tempo deve-se fazer outra solicitação para gerar um novo código para fazer o saque.
Como transferir dinheiro por meio do aplicativo CAIXA Tem?
- Entre no aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “Transferir dinheiro”, que fica no menu principal;
- Ao clicar será aberto um chat automático para fazer a transação;
- Escolha se deseja digitar o número da agência e conta, ler um QR Code com as informações bancárias ou usar dados já salvos;
- Escolha o banco desejado entre as opções da lista. Depois, digite o número da agência e envie a mensagem;
- Escreva o número da conta e depois informe o dígito, quando for solicitado no chat;
- Escolha o tipo de conta de destino e digite o número do CPF do destinatário;
- Digite o nome da pessoa e envie na conversa. Depois, digite o valor que será transferido;
- Confirme o prazo de envio e confira os dados da transferência. Caso esteja tudo correto, toque em “Sim”;
- Depois digite sua senha de acesso ao aplicativo Caixa Tem e avance. Pronto. O dinheiro foi transferido;
- Clique em “Comprovante” para receber o documento no chat. Abra o item e toque no ícone de compartilhamento para salvar no celular ou para enviar para um contato.
Segurança nos terminais de autoatendimento da CAIXA 2021
- Mantenha seu corpo próximo ao equipamento do autoatendimento e fique atento se não há pessoas observando a operação; redobre os cuidados ao digitar suas senhas de números e sílabas;
- Não aceite ajuda de estranhos, caso precise de ajuda procure um empregado identificado com o crachá. Lembre-se que o empregado CAIXA não pedirá suas senhas de números e sílabas;
- Não permita que ninguém manuseie seu cartão, e lembre-se de retirá-lo do equipamento após finalizada a operação;
- Se o seu cartão cair por algum motivo e alguém se apressar em recolhê-lo, confirme sempre se o cartão devolvido é o seu;
- Siga somente as orientações que constam na tela do equipamento e que são exibidas durante a transação;
- Não saia da frente do terminal antes dele voltar a apresentar a tela inicial;
- Se após digitar a senha o sistema demorar a concluir a operação, não saia de perto do terminal até que a situação se regularize. Caso persista o problema, tecle “anula” ou “cancela”;
- Os equipamentos de Autoatendimento da CAIXA não dispõem do recurso de toque na tela, conhecido como “touch screen”, para escolhas das sílabas que compõem sua senha;
- Redobre a atenção ao efetuar transações em horários noturnos ou não comerciais. Se possível, procure ir acompanhado até o terminal;
- A CAIXA não disponibiliza telefone nas salas de Autoatendimento;
- Não utilize telefones de estranhos para contatar a CAIXA;
- Não contate a CAIXA utilizando número de telefone fornecido por estranhos.
Outras dicas de segurança que deverão ser tomadas
- Não compartilhe suas senhas de números e/ou sílabas nem empreste seu cartão;
- Memorize suas senhas de números e sílabas, jamais deixe anotada em papel ou registrada em aparelhos eletrônicos. É aconselhável mudar a senha regularmente;
- Evite escolher senhas que podem ser facilmente deduzidas, como datas de nascimento, números de documentos, nomes de familiares e números sequenciais como 123456, 112233, 157157, 123321;
- Confira sempre as transações em seu extrato e em caso de suspeita de irregularidades, procure sua agência e troque suas senhas;
- Cadastre seu celular para receber mensagens de texto (SMS) sobre movimentações em sua conta;
- Desconfie de qualquer e-mail, ligação ou abordagem que peça que informe seus dados pessoais e bancários;
- Se o seu cartão for furtado ou roubado, faça o bloqueio imediato por telefone, lembrando que neste caso a CAIXA não solicita a sua senha.
Veja também: Caixa Tem prevê liberação de até R$ 300 neste ano; veja quem pode