Caixa anuncia retomada do consignado para usuários do INSS

Caixa anuncia EXCELENTE NOTÍCIA sobre o consignado do INSS

A decisão foi tomada após a definição do teto de juros

A Caixa Econômica Federal anunciou oficialmente que vai retomar a liberação do consignado para segurados que fazem parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão foi tomada depois que o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), aumentou a taxa máxima de juros de 1,70% para 1,97% em reunião realizada nesta terça-feira (28).

Segundo a Caixa, a retomada oficial do consignado para segurados do INSS ainda não tem uma data, e vai depender do dia da publicação da mudança da taxa no Diário Oficial da União (DOU). Trata-se, portanto, de uma questão de dias, ou de algumas horas.

“A Caixa informa que aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS em atendimento à recomendação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para retomar a oferta do crédito consignado aos beneficiários do INSS”, disse a instituição financeira por meio de nota.

O banco disse ainda que vai oferecer o consignado com uma taxa de 1,87% ao mês, ou seja, um patamar relativamente mais baixo do que o teto definido pelo CNPS de 1,97%. Outros bancos que estão retomando as liberações terão o poder de liberar o crédito com outras taxas, desde que respeitem o limite estabelecido pelo Conselho.

Na prática, as condições de oferecimento do consignado na Caixa Econômica Federal não devem mudar muito em relação ao que se via antes de todo o processo de mudanças na taxa. Quando o teto estava na casa de 2,14% ao mês, o banco já ofertava o empréstimo a um patamar de 1,8% ao mês.

Além da Caixa Econômica Federal

Como dito, a Caixa Econômica Federal não foi a única instituição que já decidiu retomar a liberação do consignado do INSS. Poucas horas depois da reunião que definiu a nova taxa, outros bancos seguiram pelo mesmo caminho.

Foram os casos, por exemplo, do Bradesco, do Banco Pan e do Banco do Brasil. Em todos estes casos, já há uma confirmação oficial de que o consignado será reaberto após a definição do teto da taxa de juros para 1,97%.

O Itaú/Unibanco ainda não tomou uma decisão oficial. Ao menos até a publicação deste artigo no final da manhã desta quarta-feira (29), a nota mais recente da instituição dizia que alguns estudos precisavam ser realizados.

O consignado

No início deste mês de março, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), comandou uma reunião do CNPS que deu início a toda confusão. Na ocasião, uma votação definiu a queda do teto da taxa de juros de 2,14% para 1,70% ao mês.

A decisão não agradou aos bancos. Um a um, todas as grandes instituições financeiras do país, incluindo as públicas, decidiram se retirar da modalidade alegando que a nova taxa de juros não seria crível para as necessidades dos bancos.

Diante da negativa, o Governo Federal se viu na obrigação de retomar os diálogos com as instituições. No decorrer da última semana, algumas reuniões foram realizadas entre ministros de estado e representantes de bancos.

No final das contas, ficou acertado que a nova taxa seria menor do que a que estava sendo aplicada até aqui, e maior do que aquela que foi definida pelo CNPS no início deste mês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?