Cerca de 263 mil unidades familiares brasileiras devem atualizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Caso contrário, é possível que estes cidadãos sofram com suspensão do pagamento das parcelas do Auxílio Brasil, por exemplo.
O Ministério da Cidadania é pasta responsável pela coordenação do programa social. Assim, o órgão indica que os participantes do Auxílio Brasil com mais de dois anos sem atualizar os seus dados no Cadastro Único terão até a próxima sexta-feira, 14 de outubro, para realizar o processo.
Dessa forma, será possível evitar que se interrompa o pagamento de seu benefício.
É importante lembrar que o Cadastro Único é a principal base de dados do Governo Federal. Este, então, conta com informações sobre as famílias de baixa renda do país que participam de diversos programa sociais.
Dentre eles estão, por exemplo, o Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Auxílio Brasil e também o Auxílio Emergencial. Isto é, benefício que chegou a famílias durante a pandemia de Covid-19.
Uma grande quantidade de famílias ainda necessita de realizar o processo de atualização de seus dados. Por isso, viu-se filas enormes nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de todo o país.
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O prazo para as famílias em averiguação cadastral se encerrou no mês de agosto.
Quando atualizar Cadastro Único?
Famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017 devem se atentar ao prazo e atualização dos dados.
Nesse sentido, a fim de evitar o bloqueio do Auxílio Brasil, é necessário atualizar suas informações até o dia 14 de outubro de 2022.
No entanto, para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica estas famílias têm até o mês de dezembro de 2022.
É necessário lembrar que a ausência do processo de atualização dos dados da unidade familiar no cadastro Único pode implicar na suspenção do pagamento das parcelas do benefício e até mesmo no cancelamento do mesmo.
Assim, caso não regularizem os registros, as famílias do programa poderão ser excluídas do CadÚnico a partir de julho do próximo ano.
No entanto, frisa-se que possuir todos os dados atualizados no banco de dados não representa a entrada automática em algum dos programas sociais do Governo Federal. Isto é, já que cada um deles possui exigências específicas.
Ainda assim, estar com a situação regular é um pré-requisito para que aconteça a análise para a entrada em um deles.
Como conferir sua situação
Desde o mês de março deste ano, o Cadastro Único possui seu aplicativo próprio. Por meio dele, é possível que o beneficiário confira com se encontra sua situação e caso haja alguma pendência, como ela poderá ser resolvida.
Além disso, todas as famílias que fazem parte da folha de pagamento do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do programa e também através de seu aplicativo oficial.
Já os participantes do programa Tarifa Social de energia Elétrica (TSEE) podem conferir como se encontra sua situação por meio da própria conta de energia elétrica.
Outra novidade é que caso não tenha ocorrido nenhuma modificação nas informações listadas na última entrevista realizada pelo beneficiário, o mesmo poderá realizar a confirmação de seus dados de maneira remota, via aplicativo.
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Entretanto, caso tenha ocorrido alguma alteração, será necessário que o responsável pela unidade familiar compareça presencialmente a um posto de atendimento para a realização de uma nova atualização cadastral.
Como é a atualização do Cadastro Único?
Quando a família efetua a sua inscrição no Cadastro Único, ela se compromete a atualizar seus dados sempre que existir modificações no núcleo familiar. Isto é, como, por exemplo, falecimento, nascimento ou mudança de endereço.
Contudo, caso nenhum destes eventos aconteça a família deve renovar suas informações a, pelo menos, cada dois anos.
Assim, o responsável pela unidade familiar deverá se dirigir a um dos postos de atendimento do CadÚnico ou em uma unidade do CRAS mais próxima para a atualização.
Nesse sentido, ele deve se atentar à documentação necessária para realização do processo de atualização. Para o Responsável Familiar (RF) exige-se o CPF, de preferência, ou Título de Eleitor.
Somente as famílias indígenas e quilombolas estão dispensadas dessa obrigatoriedade e podem apresentar qualquer outro documento.
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Além disso, para os demais membros da família o RF deve apresentar pelo menos um dos documentos abaixo:
- CPF;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento;
- Carteira de Identidade – Registro Geral de Identificação (RG);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Título de Eleitor.
Dessa maneira, será possível renovar seus dados.
Prefeitura de Manaus realiza mutirão
Recentemente, a Prefeitura da cidade Manaus realizou, durante a manhã do último sábado, 08 de outubro, a 17ª edição do Mutirão de Cadastro Único.
A atividade aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidade Nova, na zona Norte da cidade. Na ocasião, portanto, houve o atendimento de mais de 800 famílias.
“Mais uma vez estamos aqui vindo oferecer à população a oportunidade de adiantar sua inserção, sua atualização e outros atendimentos relativos ao Cadastro Único, aproximando ainda mais a Semasc do povo e encurtando o tempo de espera dessas famílias”, declarou o secretário municipal Eduardo Lucas.
De acordo com a diretora da Área de Proteção Social da pasta, Lilian Gomes, este se trata de um momento de extrema importância. Assim, segundo ela, a prefeitura vem trabalhando para que as famílias não tenham o pagamento de seus benefícios suspensos ou cancelados.
“Até o início da ação tínhamos a expectativa real de zerar as nossas filas de espera, antecipando esses atendimentos marcados para janeiro, por exemplo. Ainda há muita gente a ser atendida e o trabalho continua sem parar”, pontuou.
Com uma média de 29 mil famílias atendidas pela unidade, o CRAS Cidade Nova é umas das maiores instalações sociais presentes na localidade.
É de extrema importância que todas as famílias que se encontrem com seus dados desatualizados no Cadastro Único do Governo Federal a mais de dois anos procurem uma unidade mais próxima do CRAS para realizar a atualização destas informações, o que impedirá o bloqueio ou cancelamento de seus benefícios.