CAATINGA: tudo o que você precisa saber para o ENEM!

Domínio Morfoclimático da Caatinga

O Domínio Morfoclimático da Caatinga aparece com uma frequência elevada em questões de provas, especialmente na prova do ENEM. Ele também aparece em muitas questões de diversos vestibulares do país e em alguns textos de concursos nacionais.

O artigo de hoje vai trazer um resumo das principais características desse Domínio e os impactos ambientais que nele ocorrem e que provavelmente serão cobrados na prova do ENEM.

É importante notar também que muitas vezes o ENEM cobra questões sobre o Domínio da Caatinga em comparação com aquele do Cerrado.

Caatinga: Um Resumo

O Domínio da Caatinga é muito importante para a prova do ENEM principalmente porque é um Domínio que só existe no Brasil, ocupando 10% do território. 

O clima predominante nesse Domínio é o semiário, com elevadas temperaturas o ano todo e poucas chuvas, resultando em um baixo índice pluviométrico.

Na Caatnga existem mais de 1200 espécies vegetais. Porém, 360 delas são endêmicas, o que significa que elas existem apenas em uma região.

A vegetação do Domínio é xerófita, ou seja, adaptada a pouca água. Além disso, existem 3 estratos presentes: árboreo, arbustivo e herbáceo.

O Domínio da Caatinga sofre forte influência do relevo da região, principalmente do Planalto do Borborema.

Esse planalto se comporta como uma barreira natural para a umidade, gerando as chamadas “chuvas de relevo” (chuvas orográficas). Como também influência desse relevo, somentes massas de ar secas chegam à Depressão Sertaneja.

Caatinga: Impactos Ambientais

A Caatinga sofre, atualmente, com os resultados de uma série de impactos ambientais.

Entre eles, a irrigação inadequada do solo se destaca. Ela provoca a salinização das terras do Domínio, invibializando a produção no local.

A desertficação também é muito frequente e ocorre quando solos com potencial produtivo são transformados em inférteis, devido a uma irrigação mal planejada, queimadas e esgotamento das terras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.