Profissionais que deixaram de sacar o abono do PIS/Pasep dentro do prazo ainda podem ter acesso ao benefício. Em síntese, é preciso solicitar a reemissão do dinheiro. Ao todo, 135 mil trabalhadores da iniciativa privada e 307 mil servidores públicos têm direito ao crédito, mas não fizeram a retirada dos depósitos em tempo hábil.
No ano passado, o resgate do abono salarial ficou disponível aos beneficiários até o dia 29 de dezembro. Analogamente, cerca de R$387 milhões foram disponibilizados pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil e esquecidos. Dessa maneira, muitas pessoas não fizeram a sua retirada, mas, felizmente, ainda dá tempo de solicitar o reenvio do PIS/Pasep.
São várias as dúvidas sobre o que fazer para recuperar o dinheiro do abono salarial. Ademais, as instituições financeiras devem depositar novamente o crédito nas contas dos beneficiários que não fizeram a retirada no ano passado. O trabalhador deve aguardar o novo calendário de pagamento do seu benefício.
Todavia, de acordo com o governo Federal, os próximos depósitos do PIS/Pasep devem começar no mês de fevereiro, no dia 15. Depois da liberação do crédito, quem tiver interesse em receber o abono relativo ao ano passado, deve fazer a solicitação através de um recurso administrativo.
Abono salarial – recurso administrativo
A princípio, após o governo liberar o crédito para os beneficiários do PIS/Pasep, quem desejar receber os valores passados deve entrar com um recurso administrativo, que pode ser feito nas unidades regionais do Ministério do Trabalho e Previdência ou pelos canais digitais disponibilizados pela pasta.
Vale ressaltar que o ministério também disponibiliza um e-mail para que se faça o procedimento necessário de forma online. A princípio, o pagamento do abono salarial deverá ser baseado no novo valor do salário mínimo, o que pode ser uma ótima notícia para quem não sacou o dinheiro ano passado.
Analogamente, quem solicitar o reenvio do crédito do abono salarial em suas contas bancárias, terá à disposição os valores relacionados ao piso salarial de R$1.302. Isso vale mesmo para quantias relativas ao calendário passado, que tinha como base, o salário mínimo vigente no ano de 2022.
PIS/Pasep em 2023
Em 2023, mais de 23,6 milhões de trabalhadores formais que exerceram sua profissão com carteira assinada em 2021, deverão receber o abono salarial do PIS/Pasep. Entretanto, para receber o benefício, é preciso cumprir uma série de exigências e requisitos. Desse modo, ele terá o crédito a que tem direito.
Aliás, o trabalhador para receber o benefício deve ter inscrição no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira assinada por ao menos 30 dias, em 2021, ter sido remunerado mensalmente com até dois salários mínimos. Dessa maneira, ele deve ter seus dados corretos no RAIS, ou eSocial enviados por seu empregador.
Quem faz os depósitos relacionados ao abono salarial PIS/Pasep é a Caixa Econômica Federal para os trabalhadores da iniciativa privada (PIS), e o Banco do Brasil, para servidores públicos (Pasep). Em conclusão, segue abaixo os calendários tanto do pagamento do PIS, quanto do Pasep:
PIS
- Nascidos em janeiro: recebem até 15 de fevereiro;
- Nascidos em fevereiro: recebem em 15 de fevereiro;
- Nascidos em março: recebem em 15 de março;
- Nascidos em abril: recebem em 15 de março;
- Nascidos em maio: recebem em 17 de abril;
- Nascidos em junho: recebem em 17 de abril;
- Nascidos em julho: recebem em 15 de maio;
- Nascidos em agosto: recebem em 15 de maio;
- Nascidos em setembro: recebem em 15 de junho;
- Nascidos em outubro: recebem em 15 de junho;
- Nascidos em novembro: recebem em 17 de julho;
- Nascidos em dezembro: recebem em 17 de julho.
Pasep
- Número de inscrição de final 0: recebem em 15 de fevereiro;
- Número de inscrição de final 1: recebem em 15 de março;
- Número de inscrição de final 2: recebem em 17 de abril;
- Número de inscrição de final 3: recebem em 17 de abril;
- Número de inscrição de final 4: recebem em 15 de maio;
- Número de inscrição de final 5: recebem em 15 de maio;
- Número de inscrição de final 6: recebem em 15 de junho;
- Número de inscrição de final 7: recebem em 15 de junho;
- Número de inscrição de final 8: recebem em 17 de julho;
- Número de inscrição de final 9: recebem em 17 de julho.