Brasileiro segue aumentando as dívidas com cartão de crédito

O valor médio das dívidas de pessoas que estão no Serasa, por conta de estarem devendo no cartão de crédito, já chega a R$ 4 mil. Em um relatório recente que foi produzido pelo Serasa, tivemos a maior alta do ano em referência ao número de inadimplentes, registrado no mês de outubro.

O número de brasileiros inadimplentes já chega a 64,3 milhões, que é o maior número desde julho do ano passado, época em que o número de inadimplentes havia chegado a 63,5 milhões.

Segundo o estudo mensal, o número total de dívidas no Brasil já registrou uma alta de 2,31% em relação ao mês anterior, o que totalizou 213 mil contas. E o valor das dívidas é que o mais chama a atenção, pois a cada mês que passa só aumenta. Cada pessoa tem uma média de R$ 4 mil em dívidas.

Cartão de crédito lidera o ranking de dívidas

O segmento de bancos e cartão de crédito é quem segue liderando as contas em quesito à inadimplência, com um 28,70% do total de dívidas. Logo na sequência, aparecem as dívidas que são referentes às contas básicas mensais, como contas de água e luz, com 23,5%. Em sequência aparecem as compras de varejo, como roupas e mercados.

O Sudeste é a região que concentra o maior número de brasileiros que estão com dívidas ativas, no momento com 28.577.461 pessoas. Na sequência aparece a região Nordeste. No comparativo por estado, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Paraná são os estados que concentram o maior número de endividados.

Dicas do Serasa para limpar o nome

Para o Serasa Limpa Nome, que é uma campanha da empresa para ajudar as pessoas a renegociarem as suas dívidas, a busca por oportunidade de negociação também está aumentando nos últimos meses.

O primeiro passo para muitos brasileiros é estar com o nome limpo para recomeçar a sua vida financeira, como no Feirão Serasa Limpa Nome, que oferece incríveis descontos de até 99% da sua dívida e que já possibilitou pelo menos 3,6 milhões de acordos.

Dicas para evitar cair nas dívidas com o cartão de crédito

Nem sempre é possível manter a saúde financeira, pois existem períodos em que precisamos gastar mais mesmo com uma renda média baixa que recebem a maioria dos brasileiros.

Um dos primeiros passos, é fazer uma planilha que servirá como um controle de gastos, seja através do cartão de crédito ou não. Assim você terá mais clareza do que está entrando em seu bolso e quanto está saindo por mês.

Em um momento onde a pandemia deixou muita gente com problemas financeiros, a recomendação é cortar os gastos supérfluos com o cartão de crédito, como as compras no shopping, evitar compras roupas todos os meses, viajar menos se você somente viaja a turismo, além de não comer em restaurantes todos os dias da semana. Verá no final do mês como fará uma enorme diferença.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.