Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos quatro anos

De acordo com os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, nos últimos 4 anos, o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores.

Assim, a 5ª edição da pesquisa realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú Cultural aponta que a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52% entre os anos de 2015 e 2019.

Ainda segundo os números da 5ª edição, os não leitores representam 48% da população. Os não leitores são aqueles que declararam não haver lido nenhum livro nos últimos cinco anos, nem parte de um livro nos últimos três meses.

Em uma população de 193 milhões de brasileiros, a porcentagem de não leitores (48%) equivale a cerca de 93 milhões de pessoas.

Além disso, a pesquisa revela que o número caiu mais entre aqueles que possuem ensino superior e entre as pessoas mais ricas. Assim, em 2015, a porcentagem entre aqueles com formação superior era de 82%, caindo para 68% em 2019.

Os dados da pesquisa foram coletados pelo Ibope Inteligência. Além disso, para a pesquisa, entre outubro de 2019 e janeiro de 2020 foram realizadas  8.076 entrevistas em 208 municípios brasileiros. Desse modo, os números não refletem possíveis impactos da crise sanitária causada pela pandemia da covid-19.

Redes sociais

Zoara Failla, a coordenadora da pesquisa, atribui às redes sociais e ao uso da internet a queda no número de leitores:

“[Essas pessoas] estão usando o seu tempo livre, não para a leitura de literatura, para a leitura pelo prazer, mas estão usando o tempo livre nas redes sociais”, afirmou a coordenadora.

No Brasil, as pessoas leem, em média, cinco livros por ano. No entanto, 2,4 livros são lidos apenas em parte. Além disso, a pesquisa aponta que a Bíblia é o tipo de livro mais lido pelos brasileiros.

Fonte: Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Leia também Enem 2020: Inep abriu o período de inscrição para a RNC.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.