O Brasil começa a semana com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar na maioria do território nacional, devido à persistência de uma massa de ar quente e seco que impede a entrada de frentes frias e a formação de nuvens. Portanto, um perigo por causa do calor.
Neste artigo, apresentaremos a previsão do tempo para esta segunda-feira, 25 de setembro de 2023, com destaque para as condições de temperatura, umidade e os alertas meteorológicos do Inmet.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de grande perigo para nove estados e o Distrito Federal. Visto que, os termômetros podem ultrapassar os 40 °C e a umidade pode ficar abaixo dos 12%.
Previsão do tempo
A princípio, segundo o Inmet, a previsão do tempo para esta segunda-feira é de céu claro a parcialmente nublado em quase todo o país. Exceto na Região Sul, onde há possibilidade de chuva isolada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Dessa forma, a chuva pode vir acompanhada de trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo em algumas áreas.
Sendo assim, no litoral da Região Nordeste, também há chance de chuva fraca e passageira, por conta da umidade vinda do oceano. Nas demais áreas da região, assim como no Centro-Oeste, Sudeste e Norte, o tempo segue seco e sem chuva.
Temperatura
A temperatura deve ficar acima da média em todas as regiões do país, com máximas que podem chegar aos 45 °C em algumas localidades. As capitais mais quentes devem ser Cuiabá (MT), Palmas (TO), Teresina (PI) e Boa Vista (RR), com máximas entre 40 °C e 43 °C.
Em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), os termômetros podem bater os 38 °C. Em Curitiba (PR), a máxima prevista é de 35 °C. As capitais mais amenas devem ser Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Salvador (BA), com máximas entre 25 °C e 28 °C.
Tipos e locais dos alertas meteorológicos do Inmet
O Inmet também emitiu alertas meteorológicos para algumas regiões do país, alertando para os riscos associados ao calor excessivo e à baixa umidade. Os alertas têm quatro categorias: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo), vermelho (grande perigo) e roxo (risco extremo).
Neste artigo, mostraremos quais são os tipos e os locais dos alertas emitidos para esta segunda-feira:
-
Alerta vermelho de baixa umidade:
Indica haver condições favoráveis para ocorrência de umidade relativa do ar inferior a 12%, o que pode causar danos à saúde humana e animal. Esse alerta foi emitido para Minas Gerais (Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba), Paraná (Norte Paranaense), Rio de Janeiro (Noroeste Fluminense), São Paulo (Noroeste Paulista), Mato Grosso (Norte Mato-Grossense), Pará (Sudeste Paraense), Goiás (Centro Goiano), Mato Grosso do Sul (Sudoeste Sul-Mato-Grossense) e Tocantins (Ocidental do Tocantins);
-
Alerta laranja de baixa umidade:
Indica haver condições favoráveis para ocorrência de umidade relativa do ar entre 12% e 20%, o que pode causar danos à saúde humana e animal. Esse alerta foi emitido para Alagoas (Agreste Alagoano, Leste Alagoano, Sertão Alagoano), Bahia (Centro Norte Baiano, Centro Sul Baiano, Extremo Oeste Baiano, Nordeste Baiano, Oeste Baiano, São Francisco Baiano, Sul Baiano), Ceará (Cariri e Seridó, Centro-Sul Cearense, Jaguaribe, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Metropolitana de Fortaleza, Noroeste Cearense, Sertão Central e Inhamuns), Distrito Federal (Distrito Federal), Maranhão (Centro Maranhense, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Oeste Maranhense, Sul Maranhense), Paraíba (Agreste Paraibano, Borborema, Cariri/Curimataú, Litoral Paraibano, Mata Paraibana, Sertão Paraibano), Pernambuco (Agreste Pernambucano, Fernando de Noronha, Mata Pernambucana, São Francisco Pernambucano, Sertão Pernambucano), Piauí (Centro-Norte Piauiense, Norte Piauiense, Sudeste Piauiense, Sudoeste Piauiense), Rio Grande do Norte (Agreste Potiguar, Central Potiguar, Leste Potiguar, Oeste Potiguar) e Sergipe (Agreste Sergipano, Centro-Sul Sergipano, Leste Sergipano);
-
Alerta vermelho de onda de calor:
Indica haver condições favoráveis para ocorrência de temperatura máxima 5 °C acima da média por pelo menos cinco dias consecutivos, o que pode causar danos à saúde humana e animal. Esse alerta foi para Mato Grosso do Sul (Pantanal Sul-Mato-Grossense);
-
Alerta laranja de onda de calor:
Indica que há condições favoráveis para ocorrência de temperatura máxima 5 °C acima da média por pelo menos dois dias consecutivos ou alternados em um período de cinco dias consecutivos, o que pode causar danos à saúde humana e animal. Esse alerta foi para Mato Grosso do Sul (Centro Norte Sul-Mato-Grossense).
Por fim, a previsão do tempo no Brasil para esta segunda-feira, 25 de setembro de 2023, é de calor e alertas meteorológicos na maioria do país. Visto que, a persistência de uma massa de ar quente e seco que impede a entrada de frentes frias e a formação de nuvens. Portanto, o calor excessivo e a baixa umidade podem trazer diversos riscos para a saúde humana e animal, além de impactar o meio ambiente e a economia.