Atenção, brasileiros! Não é novidade para ninguém que o clima está passando por diversas mudanças. A saber, as mudanças climáticas são alterações que persistem por um longo período de tempo. Esse fenômeno, muitas vezes, acontece por conta de ações humanas. Recentemente, o país recebeu do INMET o alerta da proximidade de um ciclone extratropical.
A princípio, o ciclone colocou nada menos que sete estados brasileiros em alerta laranja. Por conta disso, as localidades citadas sofrerão com vendavais, granizo e forte chuva por conta da combinação de forte calor e frente fria.
Ciclone e chuvas neste fim de semana
O alerta de Ciclone abrange principalmente os estados do sul do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Contudo, não ficarão restrito a eles, visto que Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro também devem sofrer o impacto do fenômeno.
Ademais, é importante destacar que nos estados do Sul podem ocorrer ventos de até 70 km/h, forte chuva e queda nas temperaturas durante este final de semana.
De acordo com informações oficiais do INMET, há registro de queda de granizo em Minas Gerais. Especificamente na cidade de Muriaé, os moradores relatam enchente, com alagamentos e queda de árvores.
“Formada por um corredor de umidade vindo da Bolívia e do Paraguai associado ao calor e à umidade, as tempestades seguirão atuando, nesta quinta-feira (6), em todo o Sul do País e, de maneira ainda mais ampla, nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. O sul de Goiás e do Mato Grosso, além do sul e sudoeste de Minas Gerais, também serão afetados”, informou o Inmet sobre o ciclone.
Classificações
Confira a classificação dos alertas de chuvas intensas do Inmet:
- Amarelo: ventos entre 40 km/h e 60 km/h
- Laranja: ventos entre 60 km/h e 100 km/h
- Vermelho: ventos acima de 100 km/h
Recomendações da Defesa Civil
Alagamentos
- Em primeiro lugar, evite contato com as águas;
- Não dirija em áreas alagadas;
- Evitar pontilhões e pontes submersas;
- Por fim, redobre a atenção com as crianças.
Deslizamentos
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Qualquer movimento de terra ou encostas próximo à sua residências;
- Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Ventos fortes
- busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados;
- no local abrigado, fique longe de janelas.
Seja como for, em caso de dúvidas, a orientação é buscar ajuda junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Veja também:
Nubank lança nova ferramenta relacionada ao limite do “roxinho”
Mega-Sena vai sortear o prêmio de R$ 8 milhões neste sábado (08)
Salário mínimo IDEAL impressiona todos os brasileiros; veja o valor