Brand Equity pode ser conceituado como o conceito intangível do valor de uma empresa.
Brand Equity: o valor intangível de uma marca
Em meados dos anos 80 surgiu o conceito de Brand Equity, sendo assim, de forma sucinta, é um conceito sobre o valor agregado à uma marca. Uma marca é muito mais que um logotipo, é um valor entregue ao cliente de forma direta e indireta. Por isso, o conceito Brand Equity deve fazer parte do planejamento estratégico de uma empresa de forma holística.
Definições
Há muitas formas de definir Brand Equity. Confira algumas:
De acordo com o Marketing Science Institute, Brand Equity é o conjunto de associações e comportamentos da parte de clientes, membros do canal e empresa controladora da marca que permite à marca ganhar mais volume ou margens maiores do que conseguiria sem o nome da marca que lhe dá uma vantagem forte, sustentável e diferenciada sobre os concorrentes.
Patrimônio e Força
Para Paulo Standerski, Brand Equity é bem mais traduzido por dois termos: Patrimônio e Força. Patrimônio de marca é seu valor realizado, revelando-se na forma de resultados observáveis, tais como maiores volumes, maiores margens ou fluxos de caixa mais estáveis.
Força diz respeito ao valor potencial da marca, à exuberância de sua identidade e à capacidade de expandir-se para outros mercados ou categorias de produtos.
Membros do canal, gestão da empresa, diferencial competitivo, associações positivas, custos e benefícios e valor adicional
Por isso, o conceito Brand Equity se refere a muitos fatores que envolvem membros do canal, gestão da empresa, diferencial competitivo, associações positivas, custos e benefícios, valor adicional, dentre outros fatores diretos e indiretos.
O valor além do marketing
Sendo assim, é um conceito que deve ser analisado estrategicamente para que a marca alcance o seu público-alvo de maneira direcionada, corroborando os conceitos das ações inbound marketing, indo além do marketing digital, conceituando o valor da empresa de forma abrangente.
O valor da marca é entregue ao cliente através da imagem da marca e pela qualidade do produto ou serviço
Haja vista que é relevante que a empresa entenda o valor de uma marca como algo inerente a todos os setores; visto que o valor da marca é entregue ao cliente através da imagem da marca e pela qualidade do produto ou serviço.
Sendo assim, é relevante que o conceito Brand Equity faça parte das estratégias de gestão de todas as empresas, ainda que seja uma marca entrante no empreendedorismo.