A Bolsa de Valores do Brasil (B3) lançou no último dia 22 o Bora Investir, um site desenvolvido em parceria com o Estadão Blue Studio, núcleo de produção de conteúdo de alta performance do Estadão e a Buildbox, especialista em soluções digitais.
De acordo com a recente divulgação oficial, o lançamento vai oferecer conteúdo sobre investimentos e ajudar na jornada financeira dos milhões de investidores pessoas físicas que já aplicam em bolsa – renda variável e renda fixa.
A Bolsa de Valores do Brasil (B3) informa que a plataforma também foi desenvolvida para auxiliar os demais brasileiros que têm interesse em iniciar no mundo dos investimentos e estão à procura de informações de qualidade para tomarem suas decisões.
A plataforma traz conteúdos em diversos formatos: textos, infográficos, vídeos e podcasts, e uma de suas principais novidades é a ferramenta exclusiva de comparação de investimentos desenvolvida a partir de dados da Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Chamada de A Grana do Vizinho, essa funcionalidade permite a qualquer pessoa ver como é a composição da carteira da média dos investidores na bolsa, informa a Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Os dados permitem ao usuário entender como investem pessoas com o perfil sociodemográfico semelhante ao seu. As informações são agregadas e tratadas com base nas regras da LGPD.
o B3 Bora Investir tem também como propósito reunir, a partir de curadoria, conteúdos de influenciadores, parceiros e clientes da bolsa (como corretoras, bancos e outras instituições financeiras), e, dessa maneira, fomentar a educação financeira e o desenvolvimento do mercado de capitais, ressalta a Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Segundo ressalta a divulgação oficial da Bolsa de Valores do Brasil (B3), os conteúdos do novo site têm linguagem adaptada para explicar o mercado de uma maneira mais leve e didática, passando por dúvidas sobre tipos de investimento, como começar a investir, como organizar as finanças, além de acompanhar cotações do mercado e da cobertura das principais notícias diárias que podem impactar o bolso do investidor.
O Bora Investir complementa o conjunto de fontes de informações e de educação financeira que a Bolsa de Valores do Brasil (B3) já oferece e se soma aos esforços realizados pelos demais integrantes do mercado brasileiro.
Trimestralmente, a Bolsa de Valores do Brasil (B3) divulga um trabalho sobre a evolução dos investimentos realizados em renda variável e renda fixa. A partir desses dados, que consolidam por exemplo, valor médio de investimento, faixa etária dos investidores, novos CPFs, entre outros, a Bolsa de Valores do Brasil (B3) criou A Grana do Vizinho. O B3 Bora Investir está dividido em três seções: Notícias, Objetivos Financeiros e Tipos de Investimento.
Em Notícias, o usuário encontra os principais temas do dia, mas sempre a partir de um olhar explicativo e contextual. Informações sobre empresas e ESG também estão nessa área, ajudando o investidor a acompanhar o dia a dia do mercado.
Segundo informações da Bolsa de Valores do Brasil (B3), em Objetivos Financeiros serão ofertados conteúdos que auxiliem a audiência a organizar suas finanças e outros que o ajudem a investir melhor, a partir dos seus objetivos e de acordo com seu perfil de risco.
Já em Tipos de Investimento haverá informação sobre produtos de renda fixa (Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, entre outros) e de renda variável (ações, BDRs, ETFs, criptoativos etc.), sendo assim, investir se tornou um processo mais acessível para o cidadão.