BOMBA! Vazou a lista das marcas de carros populares que mais foram vendidos com desconto

BOMBA! Vazou a lista das marcas de carros populares que mais foram vendidos com desconto

Confira a lista atualizada de marcas que mais se beneficiaram com a MP dos descontos dos carros populares.

Nesta semana, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços deu novas atualizações sobre o andamento da Medida Provisória (MP) do barateamento dos carros populares no Brasil. De acordo com as informações oficiais, mais de 84% do montante destinado ao projeto já foi utilizado pelas montadoras desde o início do programa.

Mas quais foram as marcas que mais se aproveitaram da liberação do dinheiro até aqui? De acordo com as informações do Ministério, a liderança ainda está com a marca FCA, grupo que é formado por Fiat, Jeep e RAM. Para elas, o Governo Federal liberou algo em torno de R$ 170 milhões conforme os dados mais recentes divulgados.

Ao menos até aqui, o grande destaque fica mesmo com a Fiat. A montadora italiana apresentou vários modelos com o desconto do Governo Federal. Chamou atenção, por exemplo, a redução nos preços do Fiat Mobi, que foi vendido a R$ 58.990 mil. A Jeep se destaca com as vendas do Renegade, que depois da aplicação dos descontos vendeu o modelo por R$ 115 mil.

A lista completa

Abaixo, você pode conferir a lista completa com a ordem das marcas que venderam mais carros desde que o Governo Federal colocou em prática o plano de barateamento dos automóveis populares.

Veja abaixo:

MARCA BENEFÍCIO PERCENTUAL
Fiat + Jeep R$ 170 milhões 40%
Volkswagen R$ 60 milhões 14%
Renault R$ 50 milhões 12%
Hyundai R$ 40 milhões 9,5%
Peugeot + Citroën R$ 40 milhões 9,5%
Chevrolet R$ 20 milhões 4,7%
Nissan R$ 20 milhões 4,7%
Honda R$ 10 milhões 2,4%
Toyota R$ 10 milhões 2,4%

Fim está próximo?

Na MP que estabelece a criação do programa de barateamento dos carros populares, fica definido que o projeto em questão deve ter duração de quatro meses apenas. Contudo, o documento também deixa claro que o benefício pode chegar ao fim antes, caso os R$ 500 milhões destinados para as montadoras seja totalmente consumido.

De uma maneira geral, é justamente isso o que está ocorrendo agora. Dados mais recentes do Ministério apontam que as montadoras já usaram mais de 84% do montante destinado. Na prática, é possível afirmar que no atual ritmo, o programa vai chegar ao fim antes do final desta semana.

Em entrevista concedida recentemente, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que ainda não há uma definição sobre o prazo de duração do projeto, mas reconheceu que quando o dinheiro chegar ao fim é provável que os abatimentos dos carros populares sejam finalizados também.

“Isso vai ser decidido um pouco mais para frente. Provavelmente, essa não é uma decisão definitiva, mas provavelmente acabou os R$ 500 milhões, acabou o programa, o estímulo. Vai continuar o do caminhão e do ônibus porque esse é mais demorado, porque você tem que retirar da rua o caminhão antigo ou ônibus antigo para renovar a frota. Mas essa é uma decisão um pouquinho mais a frente”, disse Alckmin

BOMBA! Vazou a lista das marcas de carros populares que mais foram vendidos com desconto
Alckmin diz que fim do programa ainda não foi confirmado. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil.

A MP do carro popular

Publicada no início deste mês de junho, a MP que cria o programa de barateamento do carro popular segue em vigor. Entre outros pontos, a medida indica que os abatimentos só devem atingir os veículos que custam originalmente menos do que R$ 120 mil.

O tamanho do desconto varia de acordo com uma série de características do modelo. A ideia é que os abatimentos possam chegar em R$ 8 mil por cada veículo. Algumas montadoras aproveitaram o programa do governo para aplicar reduções ainda maiores.

Na última semana, o Ministro Geraldo Alckmin determinou a prorrogação da regra que prevê que apenas pessoas físicas possam ter direito ao desconto. Inicialmente o plano era manter esta regra apenas pelos primeiros 15 dias, mas agora vai durar por 30 dias.

O plano é naturalmente impedir que grandes empresas revendedoras aproveitem os descontos para comprar os carros a um preço mais barato, não deixando mais espaço para as pessoas físicas.

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