Nesta semana, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços deu novas atualizações sobre o andamento da Medida Provisória (MP) do barateamento dos carros populares no Brasil. De acordo com as informações oficiais, mais de 84% do montante destinado ao projeto já foi utilizado pelas montadoras desde o início do programa.
Mas quais foram as marcas que mais se aproveitaram da liberação do dinheiro até aqui? De acordo com as informações do Ministério, a liderança ainda está com a marca FCA, grupo que é formado por Fiat, Jeep e RAM. Para elas, o Governo Federal liberou algo em torno de R$ 170 milhões conforme os dados mais recentes divulgados.
Ao menos até aqui, o grande destaque fica mesmo com a Fiat. A montadora italiana apresentou vários modelos com o desconto do Governo Federal. Chamou atenção, por exemplo, a redução nos preços do Fiat Mobi, que foi vendido a R$ 58.990 mil. A Jeep se destaca com as vendas do Renegade, que depois da aplicação dos descontos vendeu o modelo por R$ 115 mil.
A lista completa
Abaixo, você pode conferir a lista completa com a ordem das marcas que venderam mais carros desde que o Governo Federal colocou em prática o plano de barateamento dos automóveis populares.
Veja abaixo:
MARCA | BENEFÍCIO | PERCENTUAL |
Fiat + Jeep | R$ 170 milhões | 40% |
Volkswagen | R$ 60 milhões | 14% |
Renault | R$ 50 milhões | 12% |
Hyundai | R$ 40 milhões | 9,5% |
Peugeot + Citroën | R$ 40 milhões | 9,5% |
Chevrolet | R$ 20 milhões | 4,7% |
Nissan | R$ 20 milhões | 4,7% |
Honda | R$ 10 milhões | 2,4% |
Toyota | R$ 10 milhões | 2,4% |
Fim está próximo?
Na MP que estabelece a criação do programa de barateamento dos carros populares, fica definido que o projeto em questão deve ter duração de quatro meses apenas. Contudo, o documento também deixa claro que o benefício pode chegar ao fim antes, caso os R$ 500 milhões destinados para as montadoras seja totalmente consumido.
De uma maneira geral, é justamente isso o que está ocorrendo agora. Dados mais recentes do Ministério apontam que as montadoras já usaram mais de 84% do montante destinado. Na prática, é possível afirmar que no atual ritmo, o programa vai chegar ao fim antes do final desta semana.
Em entrevista concedida recentemente, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que ainda não há uma definição sobre o prazo de duração do projeto, mas reconheceu que quando o dinheiro chegar ao fim é provável que os abatimentos dos carros populares sejam finalizados também.
“Isso vai ser decidido um pouco mais para frente. Provavelmente, essa não é uma decisão definitiva, mas provavelmente acabou os R$ 500 milhões, acabou o programa, o estímulo. Vai continuar o do caminhão e do ônibus porque esse é mais demorado, porque você tem que retirar da rua o caminhão antigo ou ônibus antigo para renovar a frota. Mas essa é uma decisão um pouquinho mais a frente”, disse Alckmin
A MP do carro popular
Publicada no início deste mês de junho, a MP que cria o programa de barateamento do carro popular segue em vigor. Entre outros pontos, a medida indica que os abatimentos só devem atingir os veículos que custam originalmente menos do que R$ 120 mil.
O tamanho do desconto varia de acordo com uma série de características do modelo. A ideia é que os abatimentos possam chegar em R$ 8 mil por cada veículo. Algumas montadoras aproveitaram o programa do governo para aplicar reduções ainda maiores.
Na última semana, o Ministro Geraldo Alckmin determinou a prorrogação da regra que prevê que apenas pessoas físicas possam ter direito ao desconto. Inicialmente o plano era manter esta regra apenas pelos primeiros 15 dias, mas agora vai durar por 30 dias.
O plano é naturalmente impedir que grandes empresas revendedoras aproveitem os descontos para comprar os carros a um preço mais barato, não deixando mais espaço para as pessoas físicas.