Nesta semana, o Governo Federal está seguindo com os pagamentos de mais uma rodada do programa Bolsa Família. Segundo as informações oficiais, vários grupos recebem os pagamentos do benefício. A Caixa Econômica Federal informa que o dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.
Ainda nesta semana, outros grupos devem movimentar o dinheiro. Na sexta-feira (27), por exemplo, será a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 8. No sábado (28) será a vez dos cidadãos que possuem o NIS final 9. Oficialmente, eles recebem o saldo na segunda (30), mas poderão antecipar este ganho.
O calendário
- Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).
Número de usuários
A expectativa do Governo Federal é de que até o próximo dia 31 de janeiro, pouco mais de 21 milhões de brasileiros tenham recebido o saldo do Bolsa Família. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, todos os usuários estão recebendo um patamar mínimo de R$ 600 por família. Trata-se da mesma base que estava sendo paga no ano passado.
Caso o cidadão não tenha recebido os R$ 600 completos em sua conta, precisa procurar em outras contas que ele possivelmente tem na Caixa Econômica Federal. Caso não encontre nada, a dica é ir pessoalmente até uma agência e pedir para que o atendente realize uma varredura nos seus documentos.
Como movimentar o Bolsa Família?
As regras de movimentação do programa Bolsa Família seguem basicamente as mesmas neste início de 2023. O cidadão pode usar o cartão do Auxílio Brasil para movimentar o saldo. Mais de 8 milhões de dispositivos foram entregues pelo Ministério da Cidadania no ano passado.
O indivíduo também pode usar o app do Caixa Tem para movimentar a quantia do Bolsa Família. Através do app, o cidadão poderá realizar pagamentos de contas e também transferir o saldo para outro banco.
Com o aplicativo Caixa Tem também é possível gerar uma espécie de código para saque. Com esta numeração em mãos, o usuário poderá ir até um caixa eletrônico, e sacar o dinheiro sem precisar de um cartão.
O Bolsa Família
Na prática, o Bolsa Família deste mês de janeiro usa basicamente o mesmo desenho do antigo Auxílio Brasil. Tanto do ponto de vista de movimentação, como de regras de pagamento, a situação segue basicamente a mesma.
Contudo, uma série de mudanças estão sendo programadas. O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT) já indicou que deverá aplicar tais mudanças a partir do próximo mês de março.
Até lá, o governo atual segue investindo no chamado pente-fino nas contas do Cadúnico. A ideia é excluir os supostos fraudadores do programa antes de iniciar a nova fase do benefício no próximo mês de março.