13° do Bolsa Família 2024 será LIBERADO HOJE (18/03)?

Confira as Informações: 13º Salário do Bolsa Família será Liberado HOJE (18/03)?

Agora nos encontramos novamente abordando um tópico que periodicamente desperta o interesse da população: o 13º salário do Bolsa Família.

Recentemente, o assunto ganhou relevância devido à confirmação do governo federal de antecipar o pagamento do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Isso gerou expectativas na população, não apenas sobre a retomada do 13º do Bolsa Família, mas também sobre a possibilidade de antecipação desse pagamento.

Contudo, é fundamental elucidar de imediato que essa medida não se aplica ao Bolsa Família.

A Posição do Governo Sobre o 13º do Bolsa Família

Desde o início do novo governo, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a posição foi clara: não haverá o 13º salário para o programa social. Além disso, mesmo após um longo período de gestão, a decisão permanece a mesma.

A justificativa para essa decisão está em linha com a determinação de que o abono de fim de ano se destina aos trabalhadores do setor formal, conforme previsto pela legislação trabalhista brasileira.

Deste modo, fica evidente que os programas de assistência social, como o Bolsa Família, não se enquadram no mesmo contexto dos empregos formais, cujos benefícios são regulados por diretrizes específicas.

A Rodada de Março do Bolsa Família

Tendo esclarecido a questão do 13º salário do Bolsa Família, vale destacar que o programa de transferência de renda está atualmente em andamento.

O programa garante um benefício mínimo de R$ 600 para as famílias com até quatro membros. Para famílias com cinco ou mais integrantes, é disponibilizado o valor de R$142 por pessoa, assegurando assim um apoio proporcional ao tamanho da família.

Além disso, existem valores extras destinados a gestantes, mães lactantes, crianças e adolescentes, destacando o foco do governo no desenvolvimento infantil e na saúde materna.

Confira a programação ao longo do mês:

  • NIS de final 1 – 15 de março;
  • NIS de final 2 – 18 de março;
  • NIS de final 3 – 19 de março;
  • NIS de final 4 – 20 de março;
  • NIS de final 5 – 21 de março;
  • NIS de final 6 – 22 de março;
  • NIS de final 7 – 25 de março;
  • NIS de final 8 – 26 de março;
  • NIS de final 9 – 27 de março;
  • NIS de final 0 – 28 de março.

Antecipação do 13º do INSS

Como mencionado no início deste artigo, o que é real e oficial é a antecipação do pagamento do 13º do INSS para aposentados e pensionistas.

Portanto, esperamos ter esclarecido definitivamente que não haverá pagamento do 13º salário do Bolsa Família em 2024. Este assunto voltou a ser discutido devido a rumores sobre o pagamento do benefício adicional.

Estratégia para impedir fraudes no Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome publicou nesta segunda-feira (18) uma nova estratégia para investigar fraudes no Bolsa Família e no Cadúnico como um todo. De acordo com a pasta, a ideia é evitar que pessoas que não cumprem as regras de entrada sigam dentro de benefícios sociais.

A nova estratégia, aliás, já está protocolada no Diário Oficial da União (DOU). No documento, o governo federal detalha um conjunto de oito ações que podem ser implementadas para coibir fraudes no Bolsa Família. O texto também fala na criação de dois grupos técnicos para analisar o tema.

As oito medidas do governo

Tomando como base o texto publicado no DOU, é possível afirmar que as oito medidas que serão implementadas para evitar fraudes no Cadúnico são:

  • construção de um plano de comunicação da rede de fiscalização;
  • implantação de uma unidade de pesquisa, estratégia e gestão de risco;
  • elaboração de uma proposta para melhoria da base de dados;
  • avaliação dos termos de adesão aos programas sociais;
  • criação de um cronograma de auditorias;
  • tratamento e a comunicação aos órgãos de controle dos casos de irregularidade identificados;
  • criação de um fluxo de denúncias;
  • estabelecimento de uma comunicação externa para informar outras instâncias governamentais, órgãos de fiscalização e iniciativas de controle social.

Ainda não há uma data para que estas medidas sejam colocadas em prática. Segundo informações de bastidores, o plano geral do governo federal é ter pressa, e começar a implantar cada um dos pontos ainda no decorrer deste ano de 2024.

Teremos mais cortes no Bolsa Família?

Neste sentido, uma dúvida surge no ar: se o governo federal está implantando uma nova estratégia de análise de dados, isso significa que mais pessoas poderão ser excluídas do programa social? De acordo com informações de bastidores, a resposta é sim.

Hoje, a avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social é de que muitos usuários do Bolsa Família ainda estariam recebendo o benefício de forma fraudulenta. Assim, a ideia é usar a nova estratégia para chegar nessas pessoas e cancelar os seus benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.