Recentemente, algumas notícias têm circulado na internet alertando os beneficiários do Bolsa Família de que está havendo uma redução no valor que é pago mensalmente. A realidade, nesse caso, é que realmente este tipo de redução vem ocorrendo, mas não é para todas as famílias.
Acontece que houve algumas mudanças significativas com relação à renda familiar para continuar recebendo o benefício, e por isso muitos brasileiros têm sido afetados.
A seguir, você entenderá em quais circunstâncias o Bolsa Família pode ser reduzido e, assim, poderá avaliar se esse é o seu caso para então se preparar para uma possível redução no valor recebido mensalmente. Não deixe de conferir!
Afinal, o que pode causar a redução no Bolsa Família?
O Bolsa Família possui uma série de regras que precisam ser atendidas para ser mantido como benefício para as famílias brasileiras. Isso quer dizer que quando uma família descumpre uma regra, automaticamente pode ocorrer alterações no valor que é recebido mensalmente.
Pensando na redução do Bolsa Família, essa tem sido uma proposta nova para aqueles que apresentam um aumento na renda familiar. Dito de outro modo, se a sua família tiver uma nova fonte de renda, independentemente do valor que for essa renda, isso poderá afetar no recebimento do benefício.
Porém, ainda assim não haverá uma exclusão do pagamento, salvo em casos nos quais os beneficiários passarem a receber mais do que meio salário mínimo por membro da família. Isto é, se a sua família passou a ter uma nova renda, mas ainda recebe, por pessoa, no máximo R$ 600, o benefício do Bolsa Família ainda será mantido por até dois anos.
No entanto, embora o mantimento seja garantido para essas famílias, o valor que antes era recebido por meio do programa será reduzido pela metade. A ideia é que como a família tem encontrado formas de aumentar a renda em casa, o pagamento do benefício poderá ser alterado e reajustado.
De qualquer maneira, o mantimento por até dois anos pode ser uma excelente alternativa para que todos da família possam começar a se adaptar à nova realidade.
Como essa redução pode ser positiva?
A ideia da redução pela metade é, inicialmente, auxiliar a família na adaptação para essa nova fase. Além disso, o fato de o pagamento ser mantido pode instigar ainda mais a busca por emprego e trabalho, seja empreendendo ou atuando CLT.
Afinal, a pessoa terá a oportunidade de começar em um novo ambiente de trabalho, adaptar-se a ele e consolidar a sua carreira em um período de dois anos, pois ainda estará recebendo uma parcela de subsídios do governo. Isso pode gerar mais confiança na hora de enfrentar os desafios de iniciar em um novo trabalho, por exemplo.
Por conta disso, apesar de a redução no Bolsa Família parecer algo ruim, na prática ele só ocorre quando a família tem aumento da renda e pode arcar com a “falta” do benefício. Além disso, como um valor ainda é mantido, a segurança financeira da família também tende a ser maior, por mais tempo.