Acabou a espera. A Caixa Econômica Federal retoma exatamente nessa terça-feira (10) o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de dezembro. A expectativa de que mais de 20 milhões de brasileiros recebam o saldo a partir de hoje.
Em dezembro, o calendário de pagamento do Bolsa Família foi antecipado devido às festividades de natal e de Ano Novo, garantindo que todos os usuários recebam o saldo antes das festas de final de ano. Os repasses devem começar hoje e seguir de maneira escalonada até o próximo dia 23 de dezembro.
O calendário do Bolsa Família
Assim como nos meses anteriores, os pagamentos do Bolsa Família seguem a ordem do Número de Identificação Social (NIS) conforme detalhado no cronograma oficial
Especificamente nesta terça-feira (10), o saldo está sendo liberado para quem tem NIS final 1, e também para famílias que residem em cidades que se encontram em estado de calamidade pública ou de emergência oficialmente reconhecida pelo governo federal.
Confira as datas:
- 10 de dezembro: Beneficiários com NIS final 1 e moradores em estado de calamidade.
- 11 de dezembro: Beneficiários com NIS final 2.
- 12 de dezembro: Beneficiários com NIS final 3.
- 13 de dezembro: Beneficiários com NIS final 4.
- 16 de dezembro: Beneficiários com NIS final 5.
- 17 de dezembro: Beneficiários com NIS final 6.
- 18 de dezembro: Beneficiários com NIS final 7.
- 19 de dezembro: Beneficiários com NIS final 8.
- 20 de dezembro: Beneficiários com NIS final 9.
- 23 de dezembro: Beneficiários com NIS final 0.
Vale lembrar que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome criou uma plataforma online para consultas personalizadas do Bolsa Família. Qualquer usuário do programa social pode realizar essa verificação.
Auxílio-gás nacional
Além dos pagamentos do Bolsa Família, o governo federal também segue nesse mês de dezembro com os depósitos do Auxílio-gás nacional. A expectativa é de que mais de 5,2 milhões de brasileiros recebam o saldo em suas contas também a partir dessa terça-feira (10).
O benefício de caráter bimestral é calculado com base na média nacional do preço do botijão de gás de 13 quilos. O Ministério do Desenvolvimento Social deverá anunciar a qualquer momento que o valor pago é de R$ 104.
O Auxílio-gás nacional é voltado para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, que tenham conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do Governo Federal e que possuam renda per capita de até meio salário mínimo.
Também é exigido que esse cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O 13º do Bolsa Família
Neste final de ano, uma dúvida recorrente entre os usuários do Bolsa Família tem relação com os pagamentos do 13º salário. Trata-se de um benefício extra que poderia ser pago para esse grupo em dezembro.
O 13º salário do Bolsa Família foi pago apenas uma vez, no ano de 2019, quando o país era governado ainda pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Contudo, o próprio Bolsonaro decidiu acabar com esse sistema já a partir do ano de 2020.
O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por seguir a ideia de não pagar o 13º salário do Bolsa Família. Portanto, os usuários de programa social não devem receber esse tipo de adicional nesse ano de 2024.
Mensagens que circulam em redes sociais indicando os pagamentos de 13º para os usuários do Bolsa Família são falsas. O Ministério do Desenvolvimento Social lançou um alerta recentemente pedindo para que os beneficiários não acreditem nos boatos e verifiquem informações apenas em fontes oficiais.
A única exceção é o caso dos usuários do Bolsa Família que residem na Paraíba. O governo do estado local decidiu pagar um 13º salário no valor de R$ 64, de maneira automática, na mesma conta em que cidadão está acostumado a receber o valor regular.