AVISO IMPORTANTE HOJE para o BOLSA FAMÍLIA é emitido e você não pode deixar de ver

Os pagamentos serão iniciados em breve.

Devido aos cortes realizados dentro do programa nos últimos meses, o número de beneficiários do Bolsa Família será reduzido no novo calendário de pagamentos referente ao mês de maio.

Na matéria que acaba de sair hoje, você poderá ver que o projeto está passando por um “pente fino” para analisar os dados cadastrais fornecidos pelos segurados durante a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Nesta fase, o foco está nos cidadãos que declaram fazer parte de famílias unipessoais.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, aproximadamente 1,2 milhão de segurados tiveram o benefício suspenso em abril.

Apesar disso, o ministro da pasta, Wellington Dias, informou que os cidadãos que comprovarem preencher os requisitos do Bolsa Família poderão voltar a receber os recursos, inclusive as parcelas bloqueadas pelo governo federal.

O Bolsa Família é um benefício social que visa combater a pobreza e a desigualdade social no Brasil, ou seja, o programa foi criado para atender famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Contudo, para ter acesso ao benefício é necessário pertencer a uma família com renda mensal per capita (por pessoa) de até R$ 218 e estar devidamente inscrito no CadÚnico.

Calendário de maio do Bolsa Família

Os pagamentos do Bolsa Família em maio terão início dia 18, e o ministério do Desenvolvimento Social deve concluir o repasse dos recursos no dia 31.

Como de costume, a liberação do benefício é feita de acordo com o final do número NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. Veja a seguir o calendário de pagamento:

NIS final:Data de pagamento:
118 de maio
219 de maio
322 de maio
423 de maio
524 de maio
625 de maio
726 de maio
828 de maio
930 de maio
031 de maio

Os recursos do programa podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa TEM, disponível para aparelhos Android e iOS. No App os beneficiários podem pagar contas, fazer recargas, transferir os recursos e até mesmo fazer compras utilizando o cartão de débito virtual.

A plataforma foi criada pela Caixa Econômica Federal com o objetivo de oferecer serviços financeiros básicos e facilitar o acesso de milhões de brasileiros a recursos do governo, como o próprio Bolsa Família

Novas regras do Bolsa Família

Além da necessidade de manter os dados atualizados no Cadastro Único, as famílias que recebem o Bolsa Família devem cumprir algumas condicionalidades do programa. Hoje as gestantes devem realizar o acompanhamento pré-natal e as crianças de até seis anos precisam passar por um acompanhamento nutricional (peso e altura). 

De acordo com o Governo Federal, todos os membros da família também devem manter a caderneta de vacinação em dia. Por fim, para continuar recebendo o Bolsa Família as crianças e jovens matriculadas na educação básica precisam manter a frequência escolar mínima pré-determinada pela pasta responsável pelo benefício

Em caso de cancelamento do Bolsa Família, os cidadãos têm até 60 dias para atualizar as informações no CadÚnico. A atualização deve ser feita presencialmente, comparecendo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Vale informar que algumas informações podem ser alteradas no aplicativo do Cadastro Único.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.