Os beneficiários do Bolsa Família recebem uma excelente notícia neste sábado (16/03). Isso porque o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou a antecipação dos pagamentos para parte dos inscritos no programa.
As antecipações do Bolsa Família seguem as regras definidas previamente pelo ministério. Por isso, os beneficiários devem ficar atentos para saber se vão entrar na lista de antecipação.
Quem terá direito à antecipação do Bolsa Família neste sábado?
O calendário de pagamento do Bolsa Família começou os repasses nesta sexta-feira (15). Na ocasião, também houve a liberação dos pagamentos para as pessoas que moram em municípios que declararam situação de calamidade pública por desastre natural.
No entanto, outro grupo de beneficiários do programa também poderá ter acesso aos recursos de forma antecipada.
Todas as pessoas que estiverem com pagamento programado para a segunda-feira do calendário oficial, poderão receber no sábado anterior, ou seja, uma antecipação de dois dias no repasse.
Isso significa que os inscritos com NIS final 2, que iriam receber na próxima segunda-feira (18), já poderão fazer o saque e movimentar o saldo neste sábado.
Calendário de pagamentos
É importante lembrar que os demais beneficiários do Bolsa Família receberão a parcela referente a março seguindo o calendário de pagamentos normalmente.
A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos repasses e realiza os depósitos na conta social digital dos inscritos, seguindo o último dígito do NIS.
A seguir, confira o calendário oficial do Bolsa Família de março de 2024:
- NIS final 1: 15 de março;
- NIS final 2: 18 de março;
- NIS final 3: 19 de março;
- NIS final 4: 20 de março;
- NIS final 5: 21 de março;
- NIS final 6: 22 de março;
- NIS final 7: 25 de março;
- NIS final 8: 26 de de março;
- NIS final 9: 27 de de março;
- NIS final 0: 28 de de março.
Atenção às regras do Bolsa Família
Para ingressar no Bolsa Família, os interessados deverão se atentar para as regras de participação. Em primeiro lugar, é importante verificar a renda mensal da família. Isso porque ela não pode ser maior do que R$ 218 per capita.
De modo geral, não existe um cadastro específico para o Bolsa Família. Desse modo, o responsável familiar deve se cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais).
Assim, os dados da família ficarão visíveis para o governo, de modo que ela possa ser contemplada na próxima concessão do programa.
Para se cadastrar no CadÚnico, o responsável familiar deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua residência.
Na ocasião, deve levar os documentos de identificação de todos os membros da sua família, como CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho ou título de eleitor. Além disso, deve levar também um comprovante de residência atualizado.
Por fim, é só aguardar até a contemplação para começar a receber as parcelas mensais do Bolsa Família.
Condicionalidades de permanência
Após ingressar no Bolsa Família, os beneficiários devem ficar atentos às condicionalidades de permanência. Trata-se de outras regras que devem ser cumpridas para evitar o bloqueio ou suspensão dos pagamentos.
Nesse sentido, é importante relembrar quais são essas regras para segui-las corretamente:
- Atualizar o CadÚnico a cada dois anos ou sempre que houver mudanças nas informações do grupo familiar;
- Manter o CPF regular;
- Crianças, adolescentes e gestantes devem realizar a atualização da caderneta de vacinação;
- Crianças entre 4 e 5 anos deverão ter frequência escolar mínima de 60%;
- Crianças a partir de 6 anos deverão ter frequência escolar mínima de 75%;
- Gestantes devem fazer o pré-natal;
- Mulheres e crianças de até 7 anos devem realizar o acompanhamento nutricional.
Como consultar o Bolsa Família pelo celular?
Consultar o Bolsa Família pelo celular é uma forma prática, rápida e segura de saber se o seu benefício está liberado e ver todos os detalhes sobre o pagamento. A seguir, veja os canais disponíveis para consulta do benefício:
- Aplicativo Bolsa Família: para utilizar, basta fazer o login utilizando o CPF do titular e a senha do próprio aplicativo ou, ainda, utilizar as informações de login do aplicativo Caixa Tem;
- Aplicativo CadÚnico: ao acessar o sistema, é possível consultar informações básicas apenas informando dados como nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Mas, para uma consulta completa, será necessário fazer o login utilizando o seu CPF e a senha do Gov.br;
- WhatsApp: para utilizar esse serviço, basta adicionar o número 0800 104 0104 na sua lista de contatos e iniciar uma conversa no app.