Biologia: Tópicos importantes sobre a Glicólise

A glicólise corresponde a uma das etapas da respiração celular, quando acontece a quebra da glicose em pequenas partes e ocorre a liberação de energia. 

Essa etapa metabólica surge no citoplasma da célula enquanto as demais ocorrem dentro da mitocôndria. 

A glicólise possui enorme importância, por isso poderá surgir em questões do Enem e vestibulares. Acompanhe o artigo e fique ligado no assunto! 

Glicólise: O que é?

A glicólise pode ser compreendida como um processo bioquímico que divide a molécula de glicose em duas partes menores de ácido pirúvico, por meio da alimentação, ocasionando a liberação de energia. 

Trata-se basicamente da primeira etapa do processo de respiração celular que ocorre no hialoplasma celular. 

Em síntese, a glicólise é um processo complexo e ocorre através de dez reações químicas, onde participam várias substâncias e enzimas livres no citoplasma. 

Além disso, dependendo do organismo e do tipo de célula, a respiração celular acontece com a presença do oxigênio “aeróbio” como na sua ausência “anaeróbicos”. Desse modo, a glicólise pode produzir substâncias diferentes. 

Vale destacar que no processo de respiração aeróbica produz o piruvato que participa no ciclo de Krebs. Já no caso da respiração anaeróbica, a glicose produz o lactato ou etanol que fazem parte do processo de produção da fermentação láctica ou alcoólica. 

Bioquímica da glicose

Como falamos acima, a glicose acaba quebrada em dez reações químicas geradoras de duas moléculas de ATP. 

Mesmo com a baixa produção de energia nessa etapa, as substâncias geradas são de extrema importância para as próximas etapas. 

Primeiramente ativa-se molécula de glicose, por isso necessita-se de duas moléculas de ATP, além da glicose receber fosfatos dando origem a glicose 6-fosfato. 

Posteriormente, esse composto passa a ter transformações em sua estrutura, dando origem a frutose 6-fosfato e frutose 1,6 bifosfato.  

Em síntese, após essas transformações as moléculas acabam quebradas mais facilmente em partes menores. Em seguida, ocorre uma nova fosforilação e desidrogenação das novas substâncias, com a ajuda da molécula NAD. 

Além disso, os hidrogênios fornecem elétrons para a cadeia respiratória, sendo transportados pela molécula de NAD, já na forma NADH. 

Ou seja, esse novo arranjo ocorre nas moléculas até o momento da formação do piruvato que segue para as próximas etapas da respiração celular. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre glicólise?

Não deixe de ler também –  Biosfera: Tópicos importantes para estudar.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.