Biologia: Entenda a importância dos decompositores 

Os decompositores são seres vivos que realizam a reciclagem da matéria orgânica na cadeia alimentar. A saber, eles podem ser fungos, bactérias e alguns protozoários. 

Desse modo, podemos afirmar que a decomposição ocorre justamente por conta das ações dos decompositores. 

Além disso, o processo de decomposição ocorre devido a desintegração da matéria orgânica morta, efetuada por meio de agentes físicos e biológicos. 

Ao longo da decomposição, as moléculas orgânicas complexas são degradadas, obtendo-se dióxido de carbono, água e nutrientes inorgânicos. 

Os agentes decompositores poderão aparecer em questões de diversos vestibulares e no Enem. Por isso, acompanhe o artigo e fique ligado no assunto!

Decompositores na cadeia alimentar 

Eles estão presentes em todos os níveis tróficos da cadeia alimentar. Afinal, eles agem após a morte dos produtores e dos vários tipos de consumidores. 

A biomassa, fezes e matérias orgânicas dos seres servem de alimento para os fungos e bactérias. Afinal, a partir daí eles conseguem obter nutrientes e energia. 

Nesse contexto, os decompositores e detritívoros alimentam-se da matéria orgânica. 

Decompositores x Detritívoros 

Em grande parte os seres detritívoros acabam considerados decompositores justamente por degradarem a matéria orgânica. 

No entanto, eles são um tipo de consumidor, como por exemplo: as minhocas, urubus e larvas de insetos. 

Afinal, através deles aconteceu a transformação da molécula orgânica complexa em simples, facilitando o trabalho dos decompositores. 

Desse modo, eles agem eles promovem a total degradação da molécula orgânica, gerando moléculas mais simples, principalmente inorgânicas. 

Para representar como eles agem, podemos exemplificar por meio do Ciclo do Carbono. Afinal, o carbono da biomassa dos produtores poderá ser reaproveitado das seguintes maneiras:

  • Acontece através da ação dos decompositores e transforma-se em dióxido de carbono, sendo levado de volta ao ambiente e depois acaba absorvido pelos seres autótrofos. 
  • Transferência aos herbívoros quando se alimentam dos produtores

Dessa maneira, percebe-se que os decompositores devolvem os nutrientes ao ambiente, de uma maneira mais simples e que poderá acabar reaproveitada por outros organismos. 

Importância dos decompositores

Eles são os responsáveis por devolver os nutrientes ao ambiente. Desse modo, eles poderão acabar aproveitados por outros organismos na produção de novas moléculas orgânicos. 

Afinal, ao transformar a matéria orgânica em inorgânica que posteriormente acaba usada pelos reprodutores, os decompositores recomeçam o ciclo.

Por fim, por meio dessa ação na ciclagem de nutrientes os decompositores são primordiais para a manutenção dos ecossistemas. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Anabolismo e Catabolismo: Como ambos funcionam

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.